O “Projeto OrgânicosBrasil” é realizado em parceria com a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) e a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), com gestão do IPD (Instituto Paraná Desenvolvimento), com o objetivo de promover a exportação de produtos orgânicos brasileiros. O projeto se destina a todos os agricultores, produtores e processadores de produtos orgânicos brasileiros possuidores de Certificação Internacional.
“O objetivo deste projeto é viabilizar e incrementar a exportação de produtos orgânicos brasileiros para o mercado mundial. Para isso, cadastrar importadores interessados em produtos brasileiros é fundamental para podermos direcionar nossos associados para os mercados de interesse. Os organizadores do projeto garantem: participações em feiras ou rodadas internacionais de negócios, mas ter certificações internacionais – para mercados europeu, japonês e americano – são essenciais para as negociações”, explica Ming Liu, gestor do Projeto.
Segundo relatórios da Apex, o potencial médio de crescimento anual do setor de orgânicos é de 25% com forte demanda do mercado importador, especialmente do Japão, Estados Unidos e União Européia. O negócio de produtos orgânicos do Brasil é estimado em US$ 250 milhões, enquanto o mercado mundial movimenta em torno de US$ 25 bilhões.
O Brasil é o sexto maior produtor mundial de orgânicos em extensão de área cultivada, com 6,5 milhões de hectares de terras exclusiva para produtos sem agrotóxico e crescimento de 30% ao ano desse tipo de atividade. “O potencial do Brasil é enorme, pois grande parte corresponde a áreas de extrativismo, ainda não desenvolvida ou utilizada na sua potencialidade para expansão da agricultura orgânica, juntamos os grupos interessados em trabalhar a exportação desses produtos num mercado altamente aquecido. As próximas Feiras internacionais, com participação da Oganics Brasil, acontecerão no Japão (setembro), nos Estados Unidos (outubro) e S.Paulo (outubro)”, diz Ming Liu.
Cerca de 75% da produção nacional de orgânicos é exportada, principalmente para a Europa, Estados Unidos e Japão. Os principais produtos são: soja, açúcar branco e açúcar mascavo, café, sucos cítricos, mel, arroz, frutas como manga, banana, melão e mamão papaya, óleos essenciais, castanhas, erva mate, cogumelos, óleo de babaçu, óleos vegetais, essências florestais, extratos vegetais, frutas desidratadas, cachaça, doces, algodão e até cosméticos.
Organics Brasil fomenta negócios para exportação de produtos orgânicos
Data: