15.9 C
Campinas
segunda-feira, agosto 25, 2025

Até quando persistirá o ‘boom’ das franquias?

Data:

Valores astronômicos, marcas renomadas, perspectivas favoráveis de crescimento do setor, modalidade de negócio testada e aprovada por outros empreendedores e vantagens de pertencer a alguma bandeira com tradição e marketing no mercado. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que as franquias oferecem a seus franqueados. Porém, quando o mercado está tão aquecido é comum os mais antenados conterem a euforia e perguntarem: será que essa tendência (de crescimento do franchising) se sustentará por muito tempo?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de redes em operação no país cresceu 12,9% em 2010. Já a quantidade de unidades chegou a 86.365, o que representa um aumento de 8%. Além disso, o faturamento do setor cresceu 20,4% em relação ao ano anterior, alcançando a marca de R$ 76 bilhões, contra R$ 63 bilhões de 2009. Para 2011, a perspectiva de crescimento é de 15% em relação ao faturamento, 8% de crescimento no número de redes e aproximadamente nove mil novas lojas no mercado.

Além disso, o segmento que há anos está tendo um crescimento constante, transmite credibilidade para o investidor.

“A tendência deve continuar e pode até se acelerar se tivermos mais linhas de crédito e de financiamento, como têm feito os Estados Unidos desde 1945. Não é para menos que, apesar do crescimento agressivo do mercado de franquias brasileiro, o número de unidades franqueadas ainda é apenas de 15% do número existente no mercado norte-americano”, diz Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em estratégia e desenvolvimento de negócios.

Gigliotti ressalta que “por outro lado, munidos de mais informações, é comum que os interessados em ter uma franquia se depararem com algumas dúvidas antes de escolher o negócio ideal. Os empreendedores estão cada vez mais informados antes de colocarem seus investimentos em determinadas franquias. Com informações detalhadas sobre a rede, fica mais fácil mostrar para ele o possível cenário que terá pela frente. Entretanto, em alguns aspectos, as informações colhidas de todos os lados dificultam, já que alguns mitos são criados para iludir o empresário a fim de ter sucesso”.

Dentre muitos desafios, “o empreendedor tende a acreditar que localizar um ponto comercial estratégico já é o bastante para ter sucesso no setor. Mesmo com uma marca reconhecida no mercado, é preciso batalhar para seu negócio ter resultados positivos. Inclusive, ter um plano de negócios apropriado, planejamento de ações, entre outras estratégias que devem ser realizadas com cautela”, destaca Gigliotti.

Por fim, é nítido que o segmento ainda possui um grande espaço para expandir. Seja em cidades interioranas ou em regiões periféricas dos grandes centros urbanos, existem muitas opções para investir. Outro fator que comprova essa expansão duradoura é que o número de lojas independentes (não franqueadas) representam apenas 30% do total nos centros varejistas (shopping centers), segundo estimativas da ABF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Brasil e China avançam em diálogo para novos investimentos ferroviários

Ministério dos Transportes recebe CCCC para discutir cooperação e...

Queda do dólar e alta da Bolsa mostram que tarifaço de Trump é só fumaça

Mercado ignora ameaça protecionista e aposta em fundamentos da...

Alckmin anuncia plano para conter impacto de tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros

Medida entra em vigor na quarta-feira (6) e afeta...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade