Opção de cultura e lazer o ano todo, o PET (Parque Ecológico Tietê) retoma este mês o agendamento de grupos para visitas monitoradas pelas trilhas ecológicas. Sensibilizar e despertar a atenção dos visitantes para a importância da preservação da natureza, fazendo-os conhecer a história do parque e do rio Tietê, e a fauna e a flora da região é o objetivo das atividades Visita ao Viveiro de Mudas e Trilhas das Águas.
Na primeira, os grupos percorrem cerca de 2 km de trilha – onde podem conhecer o Museu do Tietê, as ruínas do Porto de Areia e Olaria, e o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) – até o Viveiro de Mudas, onde são cultivadas espécies nativas para reflorestamento. E na segunda opção, as turmas seguem pelos 4 km de trilhas, entre lagos e brejos banhados pelo rio Tietê, enquanto aprendem sobre sua história e a do parque em meio a espécies em liberdade como quatis e capivaras – que podem ser vistos bem de perto.
Com uma média de 20 mil participantes todos os anos, entre grupos de escolas, da terceira idade, famílias e amigos, entre outros, as visitas do Programa de Educação Ambiental ocorrem todos os dias, mediante agendamento por telefone, às 9h e às 13h e permitem grupos de até 50 pessoas por passeio durante a semana, e até 30 pessoas em finais de semana e feriados.
Considerado uma das maiores reservas ambientais do Estado e administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o Parque Ecológico do Tietê foi criado em 1982 com o intuito de preservar as várzeas do rio e, em conjunto com outras obras, auxiliar no combate às enchentes em São Paulo. Além de funcionar como núcleo de lazer e cultura na região.
SERVIÇO
Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Engenheiro Goulart
Horário de funcionamento: 8h às 17h – Entrada gratuita
Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à administração do parque e 1000 vagas no estacionamento externo.
Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações)
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70.
Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Ambiental, visita monitorada ao Museu, quiosques grandes, quadras, campos de futebol, palco ao ar livre, anfiteatro e teatro de arena.
Como chegar: O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio; de Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do parque; pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e siga caminhando até a entrada do parque.




