Na manhã desta segunda-feira (14) foi realizado o plantio de 420 mudas de árvores no Beco do Mokarzel 2, localizado às margens do Rio Atibaia, no distrito de Sousas.O plantio tem por objetivo recompor a mata ciliar no local. Até janeiro passado, a área era ocupada por 15 moradias que, por estarem em área de risco, tiveram de ser demolidas.
O plantio contou com a participação também dos secretários municipais de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira; de Serviços Públicos, Flávio de Senço; e de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Carlos Henrique Pinto.
Entre as espécies plantadas estão ipês amarelo e rosa, aroeiras, pintangueiras, ingazeiros e outras.
De acordo com Garcia de Oliveira, este é o primeiro de uma série de trabalhos de jardinagem ou de recomposição de mata ciliar que devem ocorrer nas áreas de risco onde as demolições preventivas são realizadas. “Além de recuperação ambiental, a medida impede também novas ocupações”, disse o secretário de Meio Ambiente.
De 1º de dezembro de 2010 até o momento, 320 moradias foram demolidas por terem tido suas estruturas comprometidas devidos às chuvas. No mesmo período, 336 interdições provisórias foram efetuadas. Estas residências, no entanto, serão reavaliadas quanto à possibilidade de retorno das famílias.
As famílias removidas foram encaminhadas para o Programa Auxílio Moradia, que destina R$ 371,00 mensais a título de ajuda com aluguel.