
O Bloco As Caixeirosas, que faz 14 anos, faz seu desfile tradicional na praça “Durval Pattaro” no Centro de Barão Geraldo no dia 22 de fevereiro, sábado, às 16 horas; para animar toda a família, com o convite das boneconas: ” Venha se Encantar com a gente”. A família de boneconas do bloco comemora a diversidade e os laços afetivos, com integrantes de cores, tamanhos e formatos variados; até o bichinho de estimação desta família é diferente, é a burrinha Aurelinda Maria, que encanta as crianças.
Para representar essa família o artista Sandro Del Pires criou a arte da camiseta que estará sendo vendida a fim de custear parte dos gastos do grupo, que envolve desde contratação de palco e som até confecção e reforma das boneconas e instrumentos.
O Bloco a cada ano apresenta uma boneca gigante nova com uma música composta especialmente para ela pelo grupo e mestra das “Caixeiras das Nascentes”. A boneca deste ano é a “Troirinha Encantada” que é uma lagartixa, “Encantada” da Princesa Doralice, mora no mar na pedra do Reinado da Boa Esperança e socorre os barcos que naufragam.
O Bloco já conta com 11 boneconas que garantem a alegria da garotada: Mãe Caixeirosa, Maricota com seu Zé Belêu, Rosalinda, Nina, Aurelinda, Maria Fuá, Belelinda , Jureminha, Maria Fuxiqueira e Catirina.
As Caixeirosas é um Bloco Tradicional de Barão Geraldo (Campinas/SP) fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto aos grupos de Caixeiras de Campinas; com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais.
O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos Carnavais: a rua e o salão. O primeiro é um CORTEJO com os foliões e as boneconas acompanhadas de uma marchinha criada especialmente para elas, o segundo é a BRINCADEIRA NO SALÃO animado pelas boneconas e a Banda das “Caixeirosas” que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais.
Com estas duas opções, o grupo reafirma sua proposta de manter a tradição dos antigos carnavais, oferecendo para as crianças a oportunidade de conhecer um carnaval diferente do que é veiculado nos meios de comunicação, mais seguro e divertido para a faixa etária, valendo também para quem quer recordar os carnavais da juventude.
Mantendo a experiência dos ensaios itinerantes proposta o ano passado, em busca de ampliar o alcance do bloco com novos participantes, descentralizando de Barão Geraldo, os ensaios abertos serão nos dias 02 e 09/02 no Museu da Cidade, na frente da Estação Cultura no Centro de Campinas e dia 16/02 o ensaio geral, com os bonecões e a Banda, será na sede do ponto de cultura “Urucungos, Puítas e Quijêngues”, grupo popular tradicional e querido de Campinas.
Cristina como Arte educadora e Pesquisadora de Manifestações Populares Brasileiras desde 1986, trabalhando em diversas escolas e instituições, observou que as crianças estavam cada vez mais carentes de espaços para vivenciar manifestações populares e que o Carnaval seria uma ótima oportunidade para isto. Nos espaços em que passou sempre buscou o resgate junto às crianças, das manifestações e de seus valores humanos, tais como: colaboração, respeito, não violência, união, dentre outros; até que veio a ideia de ampliar para a rua as atividades criando um Bloco Carnavalesco.
Para participar do bloco que é aberto e gratuito, o brincante de todas as idades deve ir aos ensaios abertos, escolher tocar um instrumento ou somente sair fantasiado com o spray de ervas. Os instrumentos são a caixa do divino, o agogô e o xequerê que são fornecidos pelo Bloco. Quanto às fantasias, cada um cria a sua, com inspiração nas tradicionais de baile de carnaval ou roupa branca com chapéu enfeitado com flores e fitas, marca das Caixeirosas. Este ano teremos a ala dos barquinhos que acompanharão a boneca Caixeirosas2020 a “Troirinha Encantada”.
Atenção!
Neste 14º ano do bloco a brincadeira acontece na PRAÇA DURVAL PATTARO, conhecida também como PRAÇA DO IPÊ, praça arborizada que fica no centro de Barão Geraldo, próxima ao Terminal de ônibus de Barão. A praça fica na Rua Francisco de Barros Filho – Barão Geraldo
Para manter as ações do bloco, continuamos com o Bazar das Caixeirosas que será realizada junto aos ensaios abertos nos dias 02 e 09/02, no Museu da Cidade no Centro de Campinas.
Saída Oficial do Bloco das Caixeirosas em Barão Geraldo
Dia- 22/02 – sábado
Horário- 16h às 19h30
Concentração – 14h
Local – Praça Durval Pattaro, no centro de Barão Geraldo, próximo ao Terminal de ônibus de Barão Geraldo.
Ensaios Abertos e Bazar das Caixeirosas
Dias- 02 e 09/02 – domingos
Horário- 15h às 18h
Local – Museu da Cidade – Av Andrade Neves nº 33, no Centro de Campinas, em frente à Estação Cultura
Ensaio Geral
Dia- 16/02 – domingo
Horário – 15h às 18h
Local – Sede do grupo “Urucungos, Puítas e Quijêngues” R: Salvador Lombardi Neto
Informações: (19) 991099596 com Cris / Bloco das Caixeirosas no Facebook
Reportagens