Na manhã do dia 19, quarta-feira, a Câmara Municipal de Campinas realizou o debate “Acessibilidade nos Supermercados”, por iniciativa do vereador Luiz Lauro Filho (PSB). Com o objetivo de esclarecer as necessidades das pessoas com deficiência e conscientizar os estabelecimentos comerciais sobre a importância de disponibilizarem funcionários para auxiliar os deficientes visuais enquanto estiverem fazendo suas escolhas nos supermercados, o debate contou com a presença da secretária do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Garrido Alkmin, do Gerente Jurídico da Associação Paulista de Supermercados, Roberto Borges, do presidente do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência Devanir Lima e do presidente do Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores, Vicente Monteiro.
“Nós queremos ter independência, fazer compras no supermercado como todo mundo, afinal somos consumidores”, explica Devanir, que é deficiente visual. Escolher a marca, ter acesso às ofertas, saber dos preços e da data de validade dos produtos e encontrar um produto foram as principais questões levantadas pelos deficientes visuais. Há também questões que envolvem outros tipos de deficiência, como a altura das gôndolas, o espaço no corredor, e o piso tátil.
Dona Matilde, deficiente visual, explica que alguns mercados não têm funcionários preparados para atender essas pessoas, orientar e ajudar. “Eles não sabem porque não estão acostumados, mas se estiverem dispostos a gente pode ir lá e mostrar como é a maneira mais fácil de atender os cegos”, propõe. Para solucionar a questão, o diretor da Associação de Supermercados se comprometeu a repassar todas as solicitações para a entidade, de maneira que esses pedidos alcancem os hipermercados, supermercados e também os mercados de pequeno porte.
Além dos deficientes visuais, os vereadores presentes também fizeram uma rodada de perguntas e sugestões sobre o tema para os convidados. Participaram os vereadores Campos Filho (DEM / Presidente da Câmara), Paulo Búfalo (PSOL / Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência), Luiz Rossini (PV), Carlinhos Camelô (PT), Zé Carlos (PMDB), Pastor Elias Azevedo (PSB) e Jeziel Silva(PP). A secretária Emmanuelle colocou-se à disposição para implantação de melhorias no atendimento desse público.




