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segunda-feira, junho 9, 2025

Campinas é porta de entrada para cartões de crédito

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Uma das mais tradicionais e respeitadas administradoras de cartões de crédito do Sul do país, a Senff, de Curitiba/PR, escolheu a região de Campinas como principal praça para a expansão de negócios no estado de São Paulo. A empresa tem um histórico de 120 anos no varejo, que vai de panificação à rede de supermercados e nessa trajetória foi pioneira a introduzir produtos com marca própria.

Iniciou as atividades como administradora de cartões em 2000 e atualmente contempla uma rede de mais de 40 mil estabelecimentos credenciados, presente no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e também em São Paulo.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), a Senff conta com mais de 500 estabelecimentos em sua rede. Inclusive, vários destes também emitem cartões de marca própria com a bandeira da empresa. A meta, segundo a empresa, é chegar a 1500 estabelecimentos para formar a sua rede no comércio e expandir, a partir de então, para outros polos do Estado de São Paulo.

“Vários fatores positivos nos levaram a escolher a região de Campinas para a expansão dos nossos negócios. O principal deles é que, tanto a cidade, como os 19 municípios que compõem a região metropolitana têm uma atividade terciária, ou seja, um setor de comércio e prestação de serviço dinâmico e moderno, fruto de uma economia próspera”, afirma Werther Liconti, diretor comercial da Senff. “É um polo de excelência em infraestrutura produtiva, tem uma posição geográfica privilegiada e cidades com vocações econômicas variadas, como é o caso de Pedreira com a cerâmica e Americana com o comércio de tecidos”, completa.

Outro fator importante, segundo Liconti, foi a impressionante expansão do comércio em Campinas que, na última década, dobrou de tamanho e diversificou o perfil dos consumidores. Os grandes centros comerciais se estenderam dos pontos tradicionais para bairros do centro expandido.

Hoje, a região tem 60 mil estabelecimentos comerciais e 15 mil indústrias, segundo estudos do SEADE – Sistema Estadual de Análise de Dados. Quatro municípios da RMC estão na lista das 11 cidades paulistas onde a maioria das famílias tem renda mensal mínima de R$ 914. Além disso, estão entre as 10 cidades mais prósperas do Brasil: Campinas, Valinhos, Vinhedo e Paulínia.

De capital totalmente nacional, a Senff desenvolveu uma ampla estrutura com mais de 600 colaboradores que trabalham com foco nas necessidades dos varejistas e pós–venda. Além disto, disponibiliza um site completo em que a maioria dos procedimentos podem ser realizados diretamente por ele, garantindo mais agilidade. O lojista consegue  facilmente realizar consultas, atualizações, visualizar relatórios e muito mais.

Reiterando a preocupação e excelência no atendimento, a administradora de meios de pagamento foi escolhida entre 70 mil empresas e é uma das finalistas do Prêmio ÉPOCA Reclame Aqui, na categoria “Bancos e Serviços Financeiros”. Esse prêmio é realizado com base no relacionamento e avaliação direta dos consumidores e a Senff pode receber o título de melhor empresa para o consumidor em 2014. As votações iniciam em agosto.

 

Produtos

O Cartão Híbrido ou Co–Branded, com a marca da loja e a bandeira Senff, é o carro-chefe que já está sendo oferecido na região pela filial Campinas.

“O que estamos trazendo para a região é uma solução, um serviço de crédito e não apenas cartões ou sistemas de financiamento”, diz Liconti. Fornecer subsídios ao lojista para fidelizar o cliente é outra política que a Senff pratica. “Nós trabalhamos por muitos anos no varejo e entendemos o consumidor final. Conhecemos esse segmento como poucos. Essa experiência é um diferencial competitivo importante neste ramo de negócios”, completa.

Entre os diferenciais de atendimento da empresa, o diretor destaca a equipe de pós-venda especializada que realiza o acompanhamento da loja, treinamento de pessoal e esclarecimento de dúvidas. “Oferecemos suporte às estratégias de marketing  dos nossos clientes, elaborando ações específicas para incentivar as vendas e aproximar o estabelecimento dos consumidores”, revela.

A Promoção “Meu Cartão dá Sorte”, desenvolvida pela Senff e sem custo aos lojistas, já premiou cinco clientes do varejo com carros zero em Curitiba/PR, São Gonçalo/RJ, Niterói/RJ, Campo Largo/PR e São João de Meriti/RJ. Mensalmente também são realizados sorteios de Cartões-Presente no valor de R$ 300. Até o final do ano serão sorteados mais dois carros e 28 cartões.

Mercado ascendente

A emissão de cartões com marca própria tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos e já não é privilégio das grandes cadeias de lojas. Boa parte dos pequenos e médios negócios opta por disponibilizar essa opção.

Para especialistas em varejo, esse tipo de cartão permite conhecer melhor os hábitos de consumo dos seus clientes e fidelizá-los por meio de promoções e programas de relacionamento. Além disso, auxilia na administração do negócio.

Outro diferencial é que esses cartões exigem menos burocracia dos interessados e também são mais flexíveis quanto ao limite de renda. Com isso, gera-se oportunidade de compras para pessoas de baixa renda, que muitas vezes não têm conta bancária.

“Proporcionamos o suporte de análise e aprovação de crédito imediata, assim, o cliente pode comprar na hora. A Central de Atendimento funciona 24 horas, ao mesmo tempo em que o lojista tem garantia total de inadimplência – amparado por um contrato de parceria sem exclusividade ou multa por rescisão”, ressalta o diretor.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços – ABECS, os cartões co-branded e private label devem atingir juntos a marca de R$ 293 bilhões até 2022. O segmento teve um crescimento médio de 17% nos últimos cinco anos e já representa 12% do faturamento da indústria de cartões de crédito. Em 2013 o mercado de cartões cresceu 18%. Em 2014 a expectativa de crescimento é de 17%, atingindo R$1 trilhão em movimentações financeiras.

 

 

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