Campinas melhorou sua posição nos Jogos Regionais dos Idosos (Jori). Em 2008, a cidade ficou em 16º lugar e nesta edição, que terminou no último domingo, 25 de outubro, a classificação subiu para a 10ª posição.
O Jori foi realizado na cidade de Bragança Paulista e contou com a participação de cerca de 80 atletas na delegação de Campinas, todos com mais de 60 anos. A Secretaria de Esportes e Lazer ofereceu todo apoio para viabilizar a participação dos idosos nos jogos.
As melhores conquistas vieram com a natação. Thereza Pinho trouxe a única medalha de ouro da delegação campineira, após vencer os 50 metros nado livre. José Maria Lonomaco conquistou o terceiro lugar na mesma prova. Na classificação geral da natação, a equipe feminina ficou com 9ª colocação e a masculina em 4º lugar.
No atletismo, destaque para João Batista Tinareli. Com seus 66 anos, ele conquistou a medalha de bronze nos dois mil metros rasos. A equipe de damas ficou com a quarta colocação e o xadrez com o quinto lugar.
De acordo com o diretor de esportes comunitários da Secretaria de Esportes e Lazer, Oldemar Elias, a participação no JORI foi positiva. “Além da melhora na classificação conseguimos cumprir o objetivo desses jogos que é a participação e a integração dos idosos”, disse.
Jogos
O Jori é um torneio realizado pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo e da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista.
O principal objetivo dos Jogos é reverter a imagem do que idoso e sensibilizar a sociedade para novas formas de participação deste público. Além disso, a integração entre as gerações é outro fator de destaque, assim como o estímulo a prática esportiva como fator de promoção da saúde e bem estar.
Os Jogos dos Idosos acontecem sete etapas no interior e uma na capital. Entre os dias 18 e 22 de novembro, na cidade Piracicaba, os três primeiros colocados de cada etapa disputam o título da XIII edição do Jori.