Campinas realiza a 11ª edição da Maratoninha na cidade, que estreou no Circuito em 2007. Este ano se espera reunir uma média de 1400 atletas na competição. Campinas já é a sétima etapa da Maratoninha 2017. Depois de percorrer o Sul brasileiro em Curitiba, Florianópolis, Joinville, Criciúma e Londrina e São José do Rio Preto, agora está no Sudeste.
Maratoninha Sobre Rodas
A grande novidade do Circuito 2017 é a “Maratoninha Sobre Rodas”. O percurso de bicicleta foi inaugurado em 2016, em Teresina (PI), no mês de agosto, e repetimos a experiência nas etapas subsequentes. Deu tão certo, que decidimos estendê-la indefinidamente.
Inicialmente as crianças percorrem o trajeto em velocidade baixa, apenas para reconhecimento do local. Em seguida, retornam ao ponto de partida para a largada oficial da prova. Apenas crianças de 6 a 8 anos podem participar. O atleta usa uma bicicleta própria, com o tamanho máximo de aro 20. É obrigatório o uso de acessórios como tênis e capacete.
Renovação
Além de Campinas, São José do Rio Preto, Sorocaba e Ribeirão Preto, municípios paulistas tradicionais no nosso Circuito, em 2017 estaremos também em São Paulo. É a primeira vez que a capital paulistana recebe nosso Circuito.
Inclusão Social
O grande mérito da Maratoninha é o trabalho de inclusão social que ela faz. Noventa por cento dos participantes são crianças inseridas em projetos sociais financiados pelo Estado, pela iniciativa privada ou por pessoas que fazem um trabalho de assistência a crianças de famílias carentes ou em situação de risco. Além de democratizar o esporte e gerar mais saúde física e mental, a Maratoninha é um meio de ascensão escolar e social.
Breve histórico
A Maratoninha foi idealizada por Jamil Elias Suaiden, proprietário da VGS Produções, organizadora do evento. Ex-ciclista profissional e representante do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (1996), Jamil inaugurou a Maratoninha em outubro de 2002, em comemoração ao Dia das Crianças, em Brasília. Mais de 800 crianças de vários projetos sociais da cidade participaram. No ano seguinte, eram 1500 crianças de 6 a 12 anos de idade.
Em 2004, com o projeto para a criação do Circuito Maratoninha, o campeonato já alcançava cinco cidades brasileiras. A partir daí o número de cidades que abraçou a ideia não parou de crescer. Em 2008, a Maratoninha estava presente em 18 cidades brasileiras. Em 2012, 21. Hoje são 23 etapas, percorrendo o país de norte a sul.
O Circuito Caixa de Maratoninha é o maior evento de corrida infantil do País.
Data, hora e local: dia 21 de maio, às 9h, no Parque Taquaral
Email para inscrição avulsa: ccmaratoninhacampinas@gmail.com
Informações: (19) 3705-7500 ou pelo site www.maratoninha.com.br