Os cães mantidos no canil da Guarda Municipal (GM), na base operacional de Barão Geraldo, serão utilizados no patrulhamento da região da Estação Rodoviária, todos os dias a partir da manhã desta segunda-feira, dia 27 de fevereiro.
Dos onze cães, segundo o guarda municipal Tadeu Roberti Quitério, chefe do setor do canil, seis estão em adestramento. Os demais – três pastores belga malinois, um rottweiler e um golden retriever – irão participar das ações preventivas da GM.
Cada dupla participante do patrulhamento a pé da região estará acompanhada de um cão devidamente adestrado, que será utilizado para proteção dos agentes nas abordagens.
Os cães, explicou Roberti, também estão treinados para encontrar entorpecentes, principalmente maconha e cocaína.
Treinamento
O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Sinval Dorigon, afirmou na semana passada, em visita à base operacional e ao canil, que está sendo estudada a utilização dos cães no Aeroporto de Viracopos.
Ele também anunciou que estão sendo efetuadas gestões junto ao Exército para que mais guardas participem do treinamento Cães de Guerra, que é oferecido pela Arma às forças de segurança estaduais e municipais.
A ação foi determinada – segundo o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Waldir Junqueira – para melhorar a eficiência e eficácia das ações da Guarda Municipal, e ainda para aumentar a presença da corporação na Rodoviária, inibindo a ação dos traficantes e marginais.




