O vereador Carlão do PT acredita que a participação de moradores na gestão do Parque e das praças da Vila União é fundamental para garantir o uso transparente e democrático do espaço público. Por isso, propos ao prefeito Jonas Donizette, por meio de Indicação, que seja criado um Conselho Gestor, composto por moradores e representantes de algumas secretarias municipais relacionadas, como a de Segurança, Cultura, Educação, do Verde e de Serviços Públicos. A Indicação foi protocolada nesta quarta (25/6), na Câmara Municipal.
“A ideia é que este Conselho auxilie a Prefeitura na administração do Parque, se reunindo periodicamente para discutir questões de manutenção, segurança e da definição das atividades realizadas nos espaços, por exemplo”, explica Carlão, morador do bairro há 21 anos. Ele integra esta comunidade que lutou por mais de dez anos para a criação do Parque, contribuindo, inclusive, com a construção da estrutura inicial (o CEA- Centro de Educação Ambiental-, as quadras, quiosques e o plantio de árvores). A entrega do Parque após as obras de revitalização está prevista para julho.
Nome do Parque
Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Jorge Schneider (PTB), pretende dar o nome do locutor esportivo Luciano do Valle ao Parque da Vila União, com primeira discussão prevista para a sessão desta quarta (25/6), mas Carlão sugere uma consulta popular entre os moradores do bairro para a escolha do nome, já que alguns se mostraram contrários à ideia. “Eles entendem que, embora o locutor mereça uma homenagem da sua cidade, a comunidade da Vila União gostaria de escolher o nome do parque do seu bairro, que ajudou a construir e pelo qual lutou por tantos anos”, explica Carlão.
Conquista da comunidade
“O Parque, agora revitalizado, é uma grande conquista dos moradores da Vila União”, disse Carlão. Como vereador, desde que assumiu vem cobrando da Prefeitura melhorias para o Parque e outras áreas verdes do bairro. Também vem acompanhando as obras, que chegaram a ficar paradas por mais de dois meses no final do ano passado, e auxiliou um grupo de jovens skatistas do bairro para a inclusão de uma moderna pista no projeto.
Conforme informado pela Prefeitura, a revitalização do Parque (com 220 mil metros quadrados) incluiu, entre outras melhorias, a limpeza e recuperação da vegetação nativa, com plantio de mais 15 mil mudas; equipamentos de academia para terceira idade, recuperação das quadras; campo de futebol; pista de caminhada e Iluminação.