A inquietude do ser é a matéria prima deste solo de dança. Obra aberta – inacabada e inacabável – habita o terreno fértil de pensamento desordenado, fragmentário e lacunar. O movimento é impregnado pela tensão de frase incompleta, pelo caos desassossegado do pensamento. Corpo em contradição entregue ao desatino, em redemoinho atemporal e prolixo dos destroços da memória. Uma dança contaminada por nostálgicos perfumes de jardins de avós, poeira de sótãos e porões. A ação discorre sem se completar, como ruídos que sobem da rua – passos, fiapos de conversas, crianças brincando… Diálogo íntimo e sigiloso desfruta as sensações do encontro da artista com o público, único e fugaz.
“Por vezes o passado,
Tal qual espécie extinta
Carregada de sabor especial,
Desperta um aroma específico
Que se alastra pela superfície do pensamento.
Imagem suspeita, pronta a se desfazer em espiral
A cada nova passada.”
Criação de coreografia e texto, direção e interpretação, concepção e confecção de figurino:
DIANE ICHIMARU
Plano de iluminação, técnica e operação de luz e som:
MARCELO RODRIGUES
Trilha musical:
Mormorio – A. CARLOS GOMES / Variação para Gnossienne n° 3 – ERIK SATIE / Passagem e Improviso para piano: RAFAEL DOS SANTOS
Produção: CONFRARIA DA DANÇA
HISTÓRICO DO ESPETÁCULO
A primeira versão de “CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA” estreou no saudoso evento “O Feminino na Dança / 2004” do Centro Cultural São Paulo. Em março de 2005 o solo teve sua pré-estreia em versão completa no SESC Ribeirão Preto e em maio do mesmo ano estreou no SESC Campinas. O solo já percorreu mais de 30 cidades em aproximadamente 60 sessões. Foi veiculado através de importantes projetos como o FORA DO EIXO/SESC Ipiranga (2005), CARAVANA FUNARTE PETROBRAS DE CIRCULAÇÃO NACIONAL (2007), PALCO GIRATÓRIO/SESC Nacional (2008). Em 2010, “CARTA…” integrou a temporada de repertório do grupo percorrendo Campinas, São Paulo e Belo Horizonte através do PRÊMIO FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA/2009, além de ter sido apresentado em diversas unidades do SESC/SP. Em 2011 o solo participou da VIRADA CULTURAL PAULISTA e da Mostra “DANÇA E MOVIMENTO” em Ilhabela. Em 2012 comemorou com nova circulação pelo interior do Estado de São Paulo os oito anos em cartaz deste solo da bailarina Diane Ichimaru, viabilizada pelo apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura – Programa de Ação Cultural 2011. O amadurecimento artístico conquistado no decorrer desta trajetória alimenta o desejo da CONFRARIA DA DANÇA em prosseguir com a obra na exploração de novos palcos e platéias.
A CRIAÇÃO de “CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA”
Diane Ichimaru desenvolve uma linguagem pessoal focada em suas raízes culturais, desvencilhada de técnicas/estéticas pré-rotuladas. Seu movimento apurado enfatiza a organicidade e a conexão dos sentidos, encontra a uma dança visceral resultante do destrinchar de imagens internas. O texto poético de punho da própria bailarina presente em cena permite a experimentação de seus recursos vocais aliados às potencialidades do corpo. A composição dialoga com a sonoridade do movimento e o movimento da palavra. A criadora/intérprete complementa o trabalho cênico com a criação e confecção de seu próprio figurino, reforçando a opção por explorar a linguagem pessoal. As colaborações criativas provindas da trilha musical e do plano de iluminação enriquecem o movimento e cena com a proposição de ambiências sonoras, tensões atmosféricas, cores e luminosidades que alimentam o jogo cênico de percepções de espaço e tempo.
Apresentações de “Carta para não mandar ou Cantiga interrompida”
Teatro SESC Campinas
Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim
Gratis
dia 31 de outubro – quarta feira às 20h30
dia 01 de novembro – quinta feira – sessões às 15h30 e às 20h30
Os ingressos gratuitos devem ser retirados no dia do espetáculo na Central de Atendimento.
Disponibilidade de agendamento de grupos de alunos do ensino médio e EJA das escolas municipais e estaduais.
As escola interessadas deverão solicitar informações para agendamentos junto ao SESC Campinas – telefone: 19 3737-1500 – e-mail: email@campinas.sescsp.org.br – www.sescsp.org.br




