Acontece hoje (23) a primeira audiência para ouvir os réus do caso Sanasa. Os 22 acusados devem comparecer à Cidade Judiciária, mas a ordem dos depoimentos será definida pouco antes do início da sessão. Entre eles estão integrantes do alto escalão do governo do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT), incluindo a ex-primeira-dama e ex-chefe de Gabinete, Rosely Nassim Santos.
Segundo o juiz Nelson Augusto Bernardes, a tendência é que essa etapa do processo comece com o depoimento do ex-presidente da Sanasa e delator do suposto esquema de fraudes em contratos públicos da autarquia de tratamento de água da cidade, Luiz de Aquino. Seis dos réus não foram encontrados para receber pessoalmente a intimação.
Essa será a primeira audiência em que os envolvidos serão diretamente perguntados sobre as acusações do Ministério Público. Apontada como chefe do suposto esquema, Rosely nunca deu declarações públicas desde que foi para o banco dos réus. Há a expectativa sobre sua postura em relação aos questionamentos.
A audiência marcada para esta sexta-feira será a quinta do caso Sanasa e o processo entra na fase final com o depoimento dos réus. O magistrado já ouviu as testemunhas chamadas pelos advogados dos acusados e pelo MP. A expectativa de Bernardes é que em fevereiro seja possível divulgar a sentença.
Réus
Além de Rosely, são réus no processo o vice de Dr. Hélio, Demétrio Vilagra (PT), o ex-secretário de Comunicação Francisco de Lagos, o ex-secretário de Segurança Carlos Henrique Pinto e o ex-secretário de Controle Urbano Ricardo Cândia.
Rosely e Aquino são acusados por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitações. Vilagra e Cândia respondem por formação de quadrilha e corrupção passiva. Já Henrique Pinto e Lagos são julgados por formação de quadrilha. Além deles, empresários, lobistas e ex-funcionários da Sanasa são apontados pelo MP como integrantes do suposto esquema.
Fonte: G1




