Após seis anos como o representante do papa aqui na região de Campinas, o arcebispo Dom Airton José dos Santos dá adeus a Campinas, nesta terça-feira. No próximo sábado, dia 23 , ele assume a mais antiga diocese de Minas Gerais.
Dom Airton chega a Mariana (MG), no dia 21 de junho, quinta-feira e, às 19h00, será acolhido pela população de Mariana na Praça Gomes Freire, que programou uma grande festa para a recepção do novo Arcebispo.
No dia 22 de junho, sexta-feira, às 19h30, será realizada a sessão de acolhida a Dom Airton pela Arquidiocese de Mariana, no Santuário Nossa Senhora do Carmo. No sábado, dia 23 de junho, às 16h00, sairá uma Procissão dos concelebrantes do Santuário Nossa Senhora do Carmo para a Catedral e no interior se dará o ato de posse canônica de Dom Airton. Logo após, será celebrada Missa na Praça da Sé.
No dia 24 de junho, domingo, às 10h00, Dom Airton preside sua primeira Missa na Catedral. E, finalmente, na segunda-feira, dia 25 de junho, às 19h00, será celebrada Missa de ação de graças pelo aniversário natalício de Dom Airton, no Santuário Nossa Senhora do Carmo.
Antes de partir, Dom Airton fez um balanço extremamente positivo de seu trabalho na cidade, embora tenha lamentado não ter implementado alguns projetos, entre eles, a criação de uma pastoral para enfrentar o desafio da população de rua.
A cidade de Mariana (MG) com 58 mil habitantes foi duramente atingida em novembro de 2015 com o rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro. A barragem era controlada pela Samarco e pela maiores empresas de mineração do mundo, a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.