A aula com o cineasta e pesquisador Hamilton Rosa Jr. analisa a arte do cineasta responsável por essa nova onda de interesse do público pelo cinema nacional e pelo sucesso internacional de “Ainda Estou Aqui”.
Walter Salles Jr. é o nome do momento do cinema nacional. Reconhecido nacional e internacionalmente, não apenas por “Ainda Estou Aqui”, mas sobretudo, por “Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta”, o cineasta tem uma carreira no audiovisual que já passa dos 30 anos. Começou nos anos 80 realizando programas de entrevistas para o jornalista Roberto d’Ávila na TV Manchete e passando logo em seguida por se aventurar pelos documentários, onde dirigiu curtas e longas como Krajcberg – O poeta dos vestígios (Brasil – 1987).
Forma e técnica no cinema de Salles estão sempre a serviço da narrativa: suas escolhas formais evidenciam a reeducação do olhar; a migração e o exílio; a busca por uma segunda chance e, principalmente, a transformação pelo afeto.
O cineasta se considera um documentarista que dirige ficção e, não por acaso, há um forte componente documental em todos os seus filmes. Nossa aula trará análise de seis longas metragens de ficção dirigidos por Salles (Terra estrangeira, Central do Brasil, O primeiro dia, Abril despedaçado, Diários de Motocicleta e Ainda Estou Aqui) e uma reunião de elementos que caracterizam os filmes e identificam o modo (e as estratégias) de narrar do diretor.
O estudo também retrata um período recente do cinema nacional, os anos da retomada, depois da ascensão da direita que promoveu um incisivo boicote contra a indústria cultural e, numa terceira etapa, felizmente, a volta por cima, cujo marco se reafirma com o sucesso de “Ainda Estou Aqui”.
Walter Salles torna-se o pivô desse renascimento, por meio de seu olhar muito peculiar, de cineasta que deseja contar histórias apreendidas de um Brasil real, contemporâneo e visto de dentro. A Salles interessa o cinema humanista e é por essa imersão que pretendemos trafegar.
Serviço
O Cinema Humanista de Walter Salles Jr e Hamilton Rosa Jr
14 de fevereiro – Sexta-feira
Das 19h30 às 22h – Presencial e Online
Rabeca Cultural
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas-SP
R$ 40,00.
Gravação R$ 50,00