A Proexport Colômbia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia traz para a 41ª Feira de Turismo das Américas (Abav), o Realismo Mágico colombiano presente nas obras do ganhador do Nobel de Literatura, Gabriel Garcia Márquez. A estratégia faz parte da campanha Colômbia é Realismo Mágico, que ressalta a experiência cada vez mais atraente de conhecer o País contado em verso e prosa pelo autor de Cem Anos de Solidão e Amor em Tempos de Cólera. Desde Bogotá a Cartagena até os mergulhos em San Andrés, da Paisagem Cultural Cafeeira a Catedral de Sal e também ao colorido em Caño Cristales. De Medellín a Boyacá, a Colômbia é o destino da vez dos brasileiros.
Na Abav, a Proexport reforça a campanha Colômbia é Realismo Mágico, promovendo o país enquanto destino Cultural (e literário), Praiano, Arquitetônico e para mergulho. Cartagena e San Andrés são destinos para mergulho e com muito sol e mar. Já a Paisagem Cultural Cafeeira atrai pela beleza dos cafezais e por permitir ao turista um passeio de balão pelas belas paisagens. Em Caño Cristales, é possível ver as sete cores do arco-íris nas águas do rio em diferentes épocas do ano.
Estarão presentes no stand da Colômbia as seguintes empresas e entidades: Receptour del Caribe (Anato), Panamericana de viajes (Anato), Aviatur (Anato), All Reps (Anato), Contactos, Gema Tours
Hoteles Cosmos, GHL Hoteles, Hotel Monterrey, Hotel Cartagena Plaza, Red Evoca, Hoteles Decameron, Hotel Sofitel Bogotá Victoria Regia, Instituto Distrital de Turismo de Bogotá (IDT), Corporación de Turismo de Cartagena e AVIANCA
Na última semana, foi anunciado que 156 representantes das nações que participarão da vigésima reunião da Organização Mundial de Turismo (OMT) decidiram que Medellín será a próxima sede da assembléia geral deste órgão das Nações Unidas, o Congresso Mundial de Turismo em 2015.
Durante o evento, os visitantes poderão aprimorar seus conhecimentos em relação à salsa colombiana participando de um jogo interativo. Em Calí, o festival de salsa atrai milhares de turistas todos os anos.
A Colômbia é o Realismo Mágico
Talvez uma das mais importantes conquistas da Proexport no campo do turismo tenha sido a recente evolução da campanha promocional da Colômbia no exterior, que passou de convencer os viajantes de que é seguro vir ao país a despertar o interesse dos turistas que procuram experiências diferentes, mágicas e surpreendentes. “A Colômbia é o realismo mágico” resume a essência dessas experiências que os estrangeiros contam depois de passar pelo país, destaca o fator diferenciador do turismo na Colômbia, que desde abril passado acompanha a estratégia de promoção internacional do país.
Para 2013, 2014 e 2015, o país também será sede do Congresso Pan-Americano de Dengue Hemorrágica, do Conselho Mundial de Energia (WEC, na sua sigla em inglês), do Encontro Mundial da Ciência do Café e do Congresso Pan-Americano de Gastroenterologia. A entidade também promove os nichos de golfe e viagens de incentivos, importantes para a geração de empego e renda no país.
Mergulho
Uma das opções de mergulho na Colômbia é o mar do Caribe, nomeadamente a ilha de San Andrés, rodeada por um mar multicor; a Ilha de Providência e Santa Catalina, duas pequenas ilhas que têm a segunda barreira de corais mais extensa do mundo; Santa Marta, cujas baías possuem uma grande variedade de peixes e corais; a ilha do Rosário, com uma das reservas marinhas mais importantes do continente; e a ilha Baru, um destino de praias brancas e águas cristalinas, nas proximidades de Cartagena.
Do lado do Pacífico é possível ter uma experiência de mergulho completamente diferente, mas não menos interessante, na ilha de Malpelo, destino que figura na lista dos 10 melhores lugares do mundo para avistar tubarões, baleias e tartarugas, ou na ilha Gorgona, considerado um laboratório vivo visitado por pesquisadores, ecoturistas e mergulhadores, que ali encontram um santuário de biodiversidade.
Turismo Religioso
As tradições e os monumentos da fé católica professada há séculos na Colômbia são atualmente considerados como atrativos turísticos de grande valor. O primeiro é composto pelas procissões de Mompox, Pamplona e Popayán. Os elementos distintivos de cada uma, a antiguidade ou as multidões que se reúnem ao seu redor têm despertado o interesse dos viajantes, ao mesmo tempo em que vêm obtendo reconhecimentos internacionais.
Um deles é a declaração de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade feita em 2009 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), do tradicional desfile de esculturas que reproduzem a paixão e morte de Cristo pelas ruas de Popayán, no departamento de Cauca, no sudoeste do país.
O mesmo aconteceu em 1995 em Santa Cruz de Mompox, um pequeno povoado no departamento de Bolívar (norte) que foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO e onde são realizadas as únicas procissões marchadas da Colômbia. O município de Pamplona, no norte de Santander, é destaque não só pela devoção, mas também pelos detalhes das figuras com as quais se realiza a Via-crúcis ou a recriação dos 14 passos de Cristo desde a sua apreensão no Jardim das Oliveiras até a sepultura.
Turismo Rural
A região colombiana de Paisaje Cultural Cafetero pretende se tornar a oitava maravilha do mundo, em um concurso realizado pelo site especializado em turismo Virtual Tourist, que é muito popular na América do Norte e na Europa.
Este destino, que reúne os departamentos de Caldas, Quindío, Risaralda e o norte do Valle del Cauca, compete com outros 330 pelos votos dos internautas, com os quais será decidido qual deverá integrar a lista das maravilhas do mundo moderno, entre as quais estão o Taj Mahal, na Índia, e Machu Picchu, no Peru.
Com o apoio da entidade, os operadores de turismo dessa região exibem em mais de 30 países seu catálogo de experiências novas e diferentes, como andar de balão entre os cafezais (plantações de café) ou passear entre as palmeiras centenárias, as mais altas do mundo (60 metros), no Valle del Cocora.
Suas atrações e singularidade fizeram de Paisaje Cultural Cafetero um polo de recepção de turistas internacionais. Enquanto em 2009 as chegadas a Caldas, Quindío e Risaralda totalizavam 29.798, em 2012 elas chegaram aos 32.588, o que significa um crescimento de nove por cento, de acordo com informações do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, com dados da Migración Colombia.
Sobre a Proexport Colômbia:
A Proexport Colômbia é uma organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil. Com a sua rede nacional e internacional de escritórios presta assessoria e suporte técnico para os clientes através da prestação de serviços e instrumentos que facilitam a concepção e implementação de estratégias de internacionalização, que visam criar, desenvolver e fechar oportunidades de negócios.





