Após muita expectativa a construção do prolongamento da Avenida Mackenzie teve início. As máquinas que executarão o trabalho chegaram e as obras, segundo as empresas responsáveis pelo empreendimento, começaram no dia 26 de agosto. A expectativa é de que a primeira fase do prolongamento – que atingirá trecho de 4,5 quilômetros, entre a loja Leroy Merlin e o loteamento San Conrado – esteja pronta em um ano.
A partir do avanço dos trabalhos, a expectativa é de que a portaria 2 do San Conrado seja fechada e um novo acesso ao loteamento seja construído, provavelmente nas imediações de onde se localiza a área das quadras de esportes. A definição exata do local onde a nova entrada será erguida, segundo informações da Administração do loteamento, será decidida assim que a pavimentação do prolongamento da Mackenzie esteja próxima ao condomínio.
O prolongamento da Mackenzie é aguardado co expectativa pelos moradores de Sousas, porque poderá contribuir significativamente para a diminuição do trânsito de veículos pelo interior do distrito, já que ele tem apenas um acesso Rodovia Heitor Penteado/Avenida Antônio Carlos Couto de Barros, e nos horários de pico o congestionamento é freqüente. E, ainda, para a redução do tráfego na Avenida Mário Garnero.
A nova via é determinante também para que novos empreendimentos se instalem na região. Um já previsto para ser construído na área da Estância Santa Izabel, será resultado de investimento da ordem de R$ 7 milhões, e contará, inclusive, com um haras. É na estância que está sendo erguida uma capela doada pela família do empresário Mário Garneiro, do Grupo Brasilinvest, para a Cúria Metropolitana de Campinas. A capela homenageará Nossa Senhora de Lourdes.
Segundo informações repassadas pela Construtora Rossi, também parceira do Brasilinvest no empreendimento, está prestes a ser publicada pela Prefeitura a ordem de serviço que possibilitará a execução de fases mais avançadas das obras, num trecho de aproximadamente três quilômetros e que levará a Mackenzie até o condomínio Três Pontes do Atibaia. De acordo com a construtora, porém, para este segundo trecho já teve início o trabalho de demarcações, entre outros procedimentos técnicos.
O projeto integral da nova Mackenzie abrange uma extensão total de 6,5 quilômetros e investimento da ordem de R$ 60 milhões. E estabelece, ainda, a construção de ciclovia no canteiro central, além de iluminação apropriada e sinalização de trânsito e plantio de 9,5 mil mudas de árvores nativas e a construção de três corredores de fauna, hoje interrompidos pela CAM 10.
O investimento ficará por conta da Rossi (Trombeta Empreendimentos Imobiliários Ltda.), Grupo Brasilinvest (Toscana Desenvolvimento Urbano S/A), Grupo Sol Invest (Sol Invest Empreendimentos e Participações LTDA) e Haras Bela Esperança.





