30.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Como recuperar uma parte do seu dinheiro após as compras

Data:

Conhecidos como cashback, programas como Mélius e Beblue estão se popularizando e criando concorrência aos tradicionais programas de fidelidade

Um programa de fidelidade que, em vez de recompensar o consumidor com pontos, devolve a ele uma parte de seu dinheiro. Esse é o serviço de cashback – do inglês, “dinheiro de volta” – que está crescendo no país por meio de empresas como Mélius e Beblue. Ele se coloca como alternativa e concorrente aos tradicionais programas de fidelidade que acumulam pontos, como Smiles e TudoAzul.

“É como se o consumidor recebesse uma comissão por comprar em vez de acumular pontos ou milhas. É um serviço sério e confiável, mas o consumidor deve tomar cuidados e pesquisar a reputação da empresa antes de aderir, principalmente se ela for novata no mercado”, explica o coordenador do curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Internacional Uninter, Daniel Cavagnari. Na pesquisa, o consumidor deve procurar saber se a empresa é real e se arca de fato com o compromisso de devolver o dinheiro. O cuidado deve ser redobrado com aquelas que cobram mensalidades ou taxas, pois já não se enquadram mais no conceito de cashback.

O professor explica que os negócios especializados na área oferecem uma grande variedade de produtos provenientes de empresas parceiras. A origem do dinheiro que é dada ao consumidor é simples. “As lojas parceiras pagam uma comissão ao serviço de cashback por cada compra realizada. A empresa de cashback, por sua vez, compartilha parte dessa comissão com o consumidor”, explica. Algumas lojas também criam seus próprios sistemas de fidelização, oferecendo créditos na própria loja para o cliente.

A longo prazo, o cashback pode ser recompensador para o consumidor, principalmente se ele compra de uma determinada loja ou grupo de lojas com frequência. Se for esse o caso, vale buscar o programa de cashback que tem mais parcerias com suas lojas preferidas. Já para as empresas, a vantagem está na fidelização dos clientes. Isso é de grande benefício para negócios que têm bastante concorrência no mercado, como aqueles que comercializam eletrodomésticos, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Copom decide nesta quarta se eleva juros básicos da economia

Com possibilidade de divisão entre os membros, o Comitê...

Índice que mede inflação oficial tem deflação em agosto

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),...

Setor automotivo cresce 12% em julho e indústria acumula 6,1% em um ano

Em relação a julho de 2023, a indústria teve...

Grupo chinês vai construir em Manaus sua primeira unidade internacional

A empresa chinesa Deye, especializada na fabricação de inversores...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363