Cada grupo tem necessidades diferentes quando o assunto é viajar para os emblemáticos parques da Disney World, em Orlando, nos Estados Unidos. As famílias que vão com crianças ficam presas aos meses de férias escolares no Brasil, e a época em que os pequenos podem viajar é justamente quando os parques ficam mais lotados.
Já outros turistas têm a chance de escolher a data da viagem com mais flexibilidade e meses como setembro e outubro podem ser ideais. Mas quais as vantagens de cada época do ano e como escolher o período de férias para aproveitar ao máximo todas as atrações e brinquedos que os parques oferecem?
“Antes de começar a planejar a viagem para o Walt Disney World é preciso ter em mente cinco importantes fatores: época do ano; clima; datas festivas; eventos especiais; e com quem a viagem será feita, se sozinho, com a família, grupo de adultos, crianças etc”, explica Fabiana Soares, consultora de vendas do site Parques e Ingressos (http://www.parques-e-ingressos.com.br/), empresa especializada na venda antecipada de tickets para as atrações de Orlando.
Janeiro é época de férias no Brasil. Por conta do “winter break” (recesso do Natal e Ano Novo) nos Estados Unidos e também da Marathon Weekend (uma corrida promovida pela Disney), os parques costumam ficar mais cheios na primeira semana do ano, mas depois o número de turistas diminui – o que significa menos tempo de espera nas filas dos brinquedos. Porém, é preciso lembrar que ainda é inverno e as temperaturas podem chegar a 10°C. Nada que casacos não resolvam, mas o frio pode atrapalhar quem quer aproveitar os parques aquáticos.
De fevereiro a abril os parques começam a ficar mais lotados. Os brasileiros podem aproveitar o Carnaval para visitar a Disney, mas é bom verificar se o feriado brasileiro não coincide com a President’s Week – na terceira segunda-feira do mês de fevereiro – quando os parques ficam extremamente lotados. De março a abril rola o Spring Break, que marca o começo de uma das temporadas mais cheias.
Porém, esses meses também trazem vantagens. “Os parques são decorados para a Páscoa, por exemplo, e há atividades especiais para as crianças, como o Easter egg hunts (caça aos ovos de Páscoa), desfiles especiais e cerimônias religiosas, como missas e cultos protestantes”, acrescenta a consultora da Parques e Ingressos.
No fim de abril acontece também o Epcot International Flower & Garden Festival, quando os visitantes podem desfrutar de shows de bandas setentistas pelo parque Epcot e apreciar as esculturas de personagens famosos da Disney feitas a partir das podas de árvores, flores e arbustos. Em maio a temperatura começa a aumentar e as filas são moderadas – só pioram próximo ao Memorial Day, no fim do mês.
A partir da segunda quinzena de junho, começam as férias norte-americanas, o Summer Break, que lotam os parques até agosto. Porém, para quem gosta de calor e tem filhos em idade escolar, julho é o único mês disponível. “E como a temperatura é normalmente alta, chegando a 37° C, os pequenos podem se esbaldar nas atrações aquáticas dos parques Typhoon Lagoon e Blizzard Beach”, lembra Fabiana.
Para não passar muito tempo nas filas, a dica é utilizar o Fastpass, sistema oferecido gratuitamente pela Disney, para que os visitantes não esperem tanto tempo nas filas normais. Outra vantagem são os horários estendidos dos parques – por conta do fluxo de pessoas e dos dias mais longos proporcionados pelo verão – alguns parques fecham mais tarde e dá para aproveitar até o anoitecer. É também época de chuva, então, esteja preparado.
A partir de setembro a temperatura fica mais amena e os preços mais baixos. O contingente de visitantes nos parques é bem menor e a situação permanece até dezembro, salvo nas principais datas comemorativas do período: Halloween (outubro), Thanksgiving (novembro) e Natal (dezembro).
Mas visitar a Disney nesses dias de festa vale o esforço. “Além de eventos especiais como o Epcot International Food and Wine Festival, os parques preparam outros eventos e a decoração é um espetáculo à parte, principalmente na época natalina”, conclui Fabiana Soares.





