O Recital de Estreia Brasileira – 6 Partitas para Violoncelo solo, de Arthur Barbosa, renomado compositor, maestro e violinista brasileiro, terá apresentação gratuita neste sábado, 7 de outubro, às 15h, no Conservatório Carlos Gomes. Também faz parte do espetáculo a participação do violoncelista Rafael Cesário como intérprete.
O recital faz parte da Série Pétalas do Conservatório, que tem o objetivo de divulgar e difundir a música executada por pequenos grupos, permitindo ao ouvinte conhecer mais de perto o som de cada instrumento.
Suítes musicais
A obra é um compilado de 6 suítes (coletâneas) musicais para violoncelo solo dedicadas à América Latina, seus ritmos e seu folclore. A ideia primordial com esta obra é continuar um trabalho de décadas de estudo sobre a música da América Latina e salientar sua diversificada gama de ritmos e cores musicais numa obra para violoncelo solo que abranja o mais representativamente possível toda esta diversidade.
Cada partitas tem três movimentos e foram nomeadas cada uma com um ecossistema da América Latina, para poder assim agrupar por regiões os ritmos abordados, sendo estes biomas, pampa, caatinga, andes, floresta amazônica, caribe e chaparral.
Solista internacional
Rafael Cesário é também um reconhecido músico brasileiro, integrante do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, e um solista internacional atuante no cenário musical atual. A escolha do intérprete não foi casual, mas pelo mérito de Rafael Cesário ter uma importância no quadro do violoncelo brasileiro atual e também por sua fluidez genial entre os limites do “erudito-popular”, trazendo assim a este trabalho um frescor da música popular atual com toda a técnica e rebuscamento do erudito.
Serviço
Recital de Estreia Brasileira – 6 Partitas para Violoncelo solo, de Arthur Barbosa
Data: 07 de outubro
Hora: 15h
Local: Conservatório Carlos Gomes – Rua José Freitas Amorim, nº 155, Fazenda Santa Cândida, Campinas.