O Creta foi lançado pela Hyundai em dezembro do ano passado e começou a ser vendido em janeiro desse ano, portanto não é mais novidade, mas segue nas graças dos brasileiros apaixonados por SUVs robustos e confortáveis. Produzido na planta de Piracicaba (SP) da montadora coreana, a versão 2017 tem design exclusivo para o Brasil e está disponível em quatro versões cheias de atrativos únicos para motoristas e passageiros. Trata-se do primeiro SUV compacto global da Hyundai, que pretende desbancar o HR-V, da Honda e o Renegade, da Jeep.
DESIGN
O desenho do Creta parte da filosofia global da marca, Escultura Fluida 2.0, com inspiração na natureza para criar valor artístico com mais refinamento. O gosto do público brasileiro foi base para ajustes em pontos como a grade e o para-choque dianteiro da versão nacional, que se apresentam de maneira imponente. Por dentro, o modelo traz conforto e exclusividade e o pacote Brown Leather (disponível nas versões top de linha), por exemplo, reforça essas características de bem estar.
MOTORES
O Creta está disponível com motores 1.6 e 2.0. O primeiro tem como base o propulsor do HB20, mas ganhou melhorias, e a potência subiu de 128 cavalos para 130, quando abastecido com etanol. Já o 2 litros é o mesmo do Elantra e desenvolve 166 cv. Ambos têm ‘start-stop’, que desliga automaticamente o motor em paradas longas e liga novamente em frações de segundo para sair.O SUV é comercializado em quatro versões: Attitude 1.6 manual, Pulse 1.6, com motor de transmissão manual ou automática, Pulse 2.0 automático e Prestige 2.0, o top de linha com propulsor 2.0 e câmbio automático.
PRIVILÉGIOS
Conta com até 6 airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e sistema Isofix de fixação para cadeirinhas infantis. A central multimídia do SUV é a BlueNav, com tela sensível ao toque de 7 polegadas, GPS e câmera de ré integrados e Bluetooth. Seu porta mala possui 400 litros e conta com iluminação, o que facilita achar objetos em lugares escuros como garagens.
O preço do Creta parte de R$ 80 mil (versão de entrada) e chega a pouco mais de 100 mil (versão mais completa). Possui travamento automático a 15 km/h, destravamento automático em caso de acidente e acionamento por meio da chave canivete. Além disso, o Creta tem a função de abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, comando duplo, flex
Cilindrada: 1.591 cm³
Potência: 130/123 cv a 6.000 rpm
Torque: 16,5/16 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão: Automática de seis marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, ABS
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: Comprimento 4,27 m; Largura 1,78 m; Altura 1,63 m; Entre-eixos 2,59 m
Tanque: 55 litros
Peso: 1.359 kg
Porta-malas: 431 litros (declarados pelo fabricante)
Consumo urbano com Etanol: 7,1 km/l (urb.) e 8,2 km/l (rod.) (declarados pelo fabricante)
Itens de série
Ar-condicionado, rádio AM/FM, Bluetooth, USB, comandos no volante, sistema start/stop, sensor de estacionamento traseiro, ajuste de altura e profundidade do volante, ajuste de altura do banco do motorista, vidros elétricos, retrovisores elétricos, direção elétrica, chave tipo canivete com telecomandos, computador de bordo, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, rodas de liga 17 polegadas diamantadas, monitoramento de pressão de pneus, Isofix, alerta de cinto de segurança para motorista e passageiro, alarme, controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (TCS), gerenciamento de estabilidade (VSM), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS), faróis de neblina, barras no teto, grade frontal com acabamento cromado, acabamento em couro na alavanca de câmbio, painel central em preto e cinza, console central tipo Deluxe, acabamento em tecido nas portas e acabamento de couro nos apoios de braços nas portas e central.