No dia 23 de novembro aconteceu mais uma atividade do projeto “Adote uma árvore”, na Praça Atílio Vicentini, próximo à Estação Ambiental de Joaquim Egídio, onde cerca de 40 alunos do 5º ano da Escola Estadual “Francisco Barreto Leme” conheceram mais sobre as árvores que ali se situam. Foi uma aula de educação ambiental ao ar livre, onde as crianças foram apresentadas à tecnologia de QRcode e nomeadas “guardiões das árvores da praça”.
O projeto “Adote uma árvore” visa identificar as espécies arbóreas das áreas públicas de Joaquim Egídio, colocando TAGs e cadastrando as espécies, para orientar a população. Cada TAG conta com a tecnologia de QRcode, que permite que a população tenha acesso às informações sobre a árvore em questão, com uma simples leitura digital em seu aparelho celular ou acessando o número da TAG em um computador.
De acordo com a coordenadora Setorial de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Dominique Missio de Faria, o reconhecimento e identificação da flora local contribui para o despertar de um olhar mais sensível da população, que passa a valorizar o ambiente a qual pertencem. A intenção do projeto é que cada morador cuide e acompanhe mais de perto as árvores do seu entorno.
“Através do acompanhamento individual que o sistema de TAGs permite, será possível que os munícipes acrescentem informações e fotos sobre a necessidade de manejo de um indivíduo arbóreo específico (pragas, doenças e poda), dessa forma, facilitará a fiscalização da arborização urbana no local”, diz Faria. Todas as ações são desenvolvidas com a participação ativa da população, envolvendo os alunos da Escola Estadual “Francisco Barreto Leme” e/ou moradores de Joaquim Egídio.