18.9 C
Campinas
terça-feira, junho 10, 2025

Crise econômica em Campinas atinge principalmente as indústrias

Data:

Para o economista Guilherme Damasceno, o momento é de contenção de gastos e atenção aos estoques
Para o economista Guilherme Damasceno, o momento é de contenção de gastos e atenção aos estoques (Foto: Michael Machado)

Para uns a crise é só especulação, para outros é questão alarmante que ainda vai demorar em ter solução. De um jeito ou de outro, Campinas acaba sofrendo a influências do mercado. De acordo com uma Pesquisa realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Campinas), o nível de emprego industrial na região  apresentou o pior resultado para o mês de julho em 12 anos. Esse dado se refere a 500 empresas  que fizeram parte do levantamento feito pela Facamp, revelando que  no mês, 850  postos de trabalho foram fechados. No acumulado do ano, o número é de 1950 menos empregados. Já nos últimos doze meses, foram encerradas aproximadamente 4,4 mil vagas.  O economista Guilherme Damasceno conversou com a equipe do Jornal Local e fez uma análise do papel que a crise tem em Campinas e o modo como os empresários e desempregados podem sair dessa situação.

A crise econômica é de fato tão alarmante ou é mais especulação?

Sim, podemos dizer que a crise é séria. Uma série de fatores está contribuindo para o agravamento da deterioração econômica no país. Estamos vivendo um período de alta da inflação, alta dos juros, desvalorização cambial, aumento da tarifa energética, aumento da água, aumento do desemprego, diminuição da renda, que acabam gerando uma expectativa negativa no mercado.

Qual a influência da crise econômica em Campinas? Por que isso ocorre ?

Em um cenário de crise econômica a tendência é uma retração nos investimentos e geração de novos postos de trabalho. Há ainda uma tendência de redução dos quadros funcionais. Normalmente as indústrias são as primeiras a reduzir suas contratações, uma vez que sente a diminuição da demanda de seus produtos provocada pela crise. Campinas tem uma vocação principalmente para a área de serviços, que também sofre bastante com os efeitos descritos acima.

Como reverter essa situação ?

A crise que estamos vivendo está relacionada com uma conjuntura nacional desfavorável, que deteriora as expectativas do mercado. O empresário pouco pode fazer para reverter a situação. A solução no momento é ter paciência e esperar esse período turbulento passar.

Então seria mais um momento de contenção do que de inovação?

O momento é de contenção. Os empresários devem prezar nesse momento pela saúde financeira de seus negócios. Aumentar o capital de giro da empresa nesse momento pode evitar surpresas desagradáveis nos próximos meses. O custo do investimento hoje também está muito caro, sendo preferível deixá-lo para um momento futuro.

Nessa situação, manter a empresa em equilíbrio representa qual desafio?

Para a maioria dos setores será difícil manter o volume de vendas diante do cenário que temos hoje. Para não perder tantas vendas, o empresário deve evitar repassar todo o seu aumento de custos para os seus clientes. Outra dica é diminuir os seus estoques, evitando que o dinheiro fique imobilizado e gerando custos de manutenção desse estoque.

Como economista, como você enxerga a recuperação dos setores ?

Acredito que a recuperação será lenta, dependendo de um resgate da confiança do mercado para voltar a investir, produzir e gerar emprego. A expectativa hoje é que a recuperação comece somente em 2017, sendo que, provavelmente, a situação possa ainda se agravar ainda mais. Mas essa é apenas uma previsão. Não podemos afirmar com certeza.

Uma das questões mais delicadas da crise é o desemprego. Como manter o quadro funcionários nesse atual cenário ?

A demissão deve ser a última alternativa. Existem algumas medidas que podem e estão sendo adotadas por muitas empresas. Férias coletivas e acordos coletivos para redução das jornadas de trabalho são um caminho. Devemos lembrar que as demissões geram um passivo trabalhista para empresas, o que acaba minimizando a economia com a redução do quadro funcional.

Para quem perdeu o emprego nesse período, como voltar para o mercado de trabalho ?

Nesse período de crise devemos ter uma retração dos postos de trabalho e mudança dos empregos formais para os informais. A dica para quem está desempregado é buscar mais qualificação para se recolocar no mercado. Buscar um curso de idiomas, um curso profissionalizante ou até mesmo uma extensão ou pós-graduação para quem tem ensino superior. Outra dica é não ser irredutível com relação as propostas que surjam pra você. É mais fácil arrumar um emprego quando está empregado do que quando está desempregado. Flexibilidade de salários e posições pode ajudar a voltar para o mercado de trabalho e depois buscar outras colocações.

Guilherme Damasceno: Guilherme Damasceno é economista e internacionalista (formado em relações internacionais) pela FACAMP, especialista em gestão pública com MBA em gestão estratégica de negócios e Relações Internacionais. Atualmente é assessor da Secretaria Municipal de Gestão e Controle na Prefeitura de Campinas, coordenando a elaboração de projetos de melhoria da gestão pública, como o Portal do cidadão e o Semurb On-line e  preside a ONG Campinas pra Melhor.  Foi um dos idealizadores da Fundação Pensando em Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia

Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o...

Receita paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história

Cerca de 6,3 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do...

Fazenda diz que estudará alternativas para aumento do IOF

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, informou...

Brasil tem “caixa-preta” de R$ 800 bi em renúncias fiscais, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade