Com um passado de vida nas ruas, consumo de crack, bebida alcoólica e experiências como a fome, Marcos Vila Nova, o Marcão, deu a volta por cima e hoje além de ter a própria microempresa, ele é pai de gêmeos e pré-candidato a vereador, em Sousas.
Ele viveu de 2009 a 2012 nas ruas de Campinas e Sousas. Com uso pesado do crack, chegou a passar sede, fome, frio e a dormir em frente a igrejas e debaixo de pontes e viadutos. Também pensava em morrer e usava a bebida na tentativa de tirar a própria vida.
“Morei por três anos na rua. Perdi minha dignidade. Vim a pé do terminal de Campinas para Sousas na chuva, dormi na frente da igreja e a população começava a perguntar quem eu era e de onde eu vim. Estava barbudo e olhava carros para sustentar meus vícios. Usava crack e bebia 24 horas. A fome e o frio viraram rotina. Dormia também debaixo da ponte e não via a hora de amanhecer para pegar sol e me esquentar”, comentou Marcão, que atualmente mora no Nova Sousas.
Após 13 passagens frustradas por casas de recuperação, Marcão teve ainda mais a desconfiança da família. A cada saída retornava às drogas. Entre idas e vindas parou em delegacias por causa de brigas por espaço na rua.
“Pedia a morte pra mim. Sentava na Praça Beira Rio e dizia que iria beber até morrer”, disse. “Certa vez estava em um retiro quase tive overdose. Fui ao hospital duas vezes no mesmo dia”, lembrou.
Em meio ao sofrimento e prisão das drogas, recebeu ajuda de amigos e começou a reviravolta na vida. “Minha colega Silvia me levou pra clínica, antes fugi dela por dois meses.Mas ela e o marido me ajudaram. Foram anjos e me levaram para a clínica Esperança e Vida. Lá fiquei por seis meses e nesse tempo minha mãe e irmã foram me visitar para me dar mais uma chance”, comentou.
Pai, esposa e filhos
O pai, porém, continuou irredutível até que Marcão, em um mês, começou a trabalhar com a instalação de ferragens em construções de Sousas e região e conseguiu um emprego para o pai. Em pouco tempo, Marcão era quem pagava o salário do pai.
“Comprei uma Kombi, tirei carteira de habilitação, conheci minha esposa Rosana, que é vigilante, em um ônibus e hoje trabalho com mudanças. Tenho orgulho de dizer que comprei uma máquina de fazer sorvete que fica na frente do restaurante Guion, tenho meu carro e sou pai do Isaías e Izaque há 35 dias”, se alegrou. “Agradeço muito a população de Sousas. Recebi tantas fraldas que não precisei comprar nenhuma”, destacou.
Política
Para Marcão, sua intenção na política é buscar vagas para os moradores de rua em clínicas gratuitas e criar leis que auxiliem a reinserção deles no mercado de trabalho. “Minha bandeira vai ser ajudar os moradores de rua, levar para clínicas aqueles que realmente querem se tratar. Como autoridade terei mais acesso às vagas em clínicas gratuitas no Estado. Quero que eles se recuperem, tenham emprego e recomecem a vida. Vou propor leis que auxiliem e facilitem a conquista de um emprego para quem estiver recuperado”, frisou o pré-candidato pelo PV.