Após determinação da Justiça, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) teve que cancelar o reajuste de passagens em todas as linhas intermunicipais. A tarifa antiga volta a valer a partir da 0h desta sexta-feira (13).
As passagens nos 146 ônibus intermunicipais que circulam na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram reajustadas no domingo (8). O aumento era de 7,06% e variava de acordo com a quilometragem.
Dezoito cidades da região foram afetadas pelo aumento da tarifa, entre elas Sumaré (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP), Valinhos (SP) e Monte Mor (SP).
A EMTU disse ainda que irá devolver o dinheiro que os passageiros pagaram a mais neste período, mas ainda não sabe como isso será feito.
Retorno da tarifa
Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informou que, cumprindo determinação judicial, todas as linhas de ônibus intermunicipais das áreas 1, 2, 3, e 4, além do Corredor ABD na área 5, de São Paulo, da Baixada Santista e de Campinas retornarão a partir da 0h desta sexta-feira a cobrar as tarifas praticadas até 7 de janeiro deste ano.
Paralisação
Os ônibus metropolitanos voltaram a circular nesta quinta-feira (12) após dois dias de paralisação. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas informou que os salários foram 100% pagos em todas as cidades. Ainda segundo as empresas, isso inclui as linhas municipais.
Desta forma, os coletivos estão circulando em Sumaré (SP), Hortolândia (SP), Nova Odessa (SP) e Monte Mor (SP), além de Campinas (SP) e Santa Bárbara d´Oeste (SP). Ao menos 100 mil pessoas foram prejudicadas pela paralisação.