Durante a vistoria, os agentes constataram risco elevado à segurança e ao meio ambiente
Uma operação da Delegacia de Investigações Gerais desmantelou, na tarde desta terça-feira, um depósito clandestino de óleo lubrificante automotivo no bairro Recanto Fortuna, em Campinas. A ação resultou na apreensão de 2.240 litros do produto e na prisão em flagrante do responsável pelo local.
Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Segundo a apuração, o esquema funcionava por meio da prática conhecida como “baldinho”, que consiste na retirada de sobras de óleo ou combustível de caminhões-tanque para revenda irregular. No imóvel, os policiais encontraram galões cheios, 19 recipientes vazios e um compressor utilizado para sugar o líquido diretamente dos veículos.

Durante a vistoria, os agentes constataram risco elevado à segurança e ao meio ambiente. O material inflamável estava armazenado a céu aberto, sem qualquer sistema de contenção para vazamentos. Também foi localizada uma caixa de inspeção de um lavador de caminhões completamente cheia de resíduos, exposta e com risco de transbordamento e infiltração no solo.
O responsável pelo depósito, que atua como motorista de caminhão-tanque, foi preso em flagrante e autuado por crimes contra a Economia Popular e contra o Meio Ambiente. Ele permanece à disposição da Justiça, sem direito a fiança, e pode pegar até dez anos de reclusão.




