Em sua sexta edição no Brasil, o Dia Internacional da Animação terá recorde de participantes: 400 cidades em todos os estados brasileiros exibirão curtas nacionais e internacionais no maior evento simultâneo do gênero no mundo. A mostra oficial acontecerá em todas as localidades participantes, nessa quarta-feira (28/10), às 19h30. Ao longo da semana de programação, serão realizadas oficinas, debates e mostras infantis. Promovido pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) em 30 países, o evento, no País, tem patrocínio da Petrobras, do Fundo Nacional de Cultura e da Secretaria Audiovisual do Ministério da Cultura.
A mostra recebeu, este ano, 126 inscrições de curtas-metragens em animação de vários estados do País. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro, que será exibido em todas as cidades participantes e nos países membros da Asifa, como Estados Unidos, França, Austrália, África do Sul e China.
Na mostra oficial, serão apresentados curtas estrangeiros, a partir das 19h30, como Animal instinct (Austrália) e Eye to eye (Estados Unidos). Logo após serão exibidos os curtas nacionais, como Dossiê Rê Bordosa (patrocinado pela Petrobras), de César Cabral, e Queda livre, de Marcelo Vidal e Renan de Moraes. A entrada é franca, com recomendação para maiores de 16 anos.
A Petrobras tem tradição em difundir projetos de animação. Desde 1997, patrocina o Anima Mundi, maior festival de cinema de animação das Américas.