24.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Direito do Consumidor: Campinas assina convênio com o Tribunal de Justiça

Data:

 Prefeito Jonas assinou o pacto entre TJ-SP e Campinas
Prefeito Jonas assinou o pacto entre TJ-SP e Campinas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou nesta quarta-feira, 4 de novembro, convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que vai agilizar e aprimorar o atendimento aos consumidores, oferecendo possibilidades mais modernas e menos onerosas para a solução de conflitos. O documento, denominado ‘Pacto pela Solução e Prevenção de Conflitos de Consumo’, foi assinado também por representantes de 14 empresas e, além de Campinas, por São José dos Campos e Sorocaba.

O evento contou com a presença do presidente do TJ-SP, Desembargador José Renato Nalini; da Secretária Nacional do Consumidor (órgão ligado ao Ministério da Justiça), Juliana Pereira da Silva; de Procons do Estado, da Defensoria Pública, além de outras entidades ligadas aos direitos do consumidor.

Inédito no país, o convênio vai permitir que os processos solucionados pelos Procons sejam homologados pela Justiça, agilizando, assim, as ações que envolvem relações entre empresas e consumidores.

Jonas ressaltou o importante papel que o Procon de Campinas está desempenhando e afirmou que o convênio assinado vai agilizar ainda mais a tramitação dos processos. “Nós assinamos hoje, aqui com o TJ, um compromisso de que todos aqueles processos que não obtiverem resolutividade diretamente no Procon, o Tribunal poderá usar o expediente conciliatório do Procon como primeiro estágio do processo judicial, ou seja, já entra para o juiz dar uma decisão no processo. É uma forma de agilizar” explicou Jonas.

Ainda segundo o prefeito, essa ação vai fortalecer os Procons na solução dos conflitos entre empresa e consumidor. “O convênio que estamos assinando hoje vai fazer com que Procon tenha mais força para resolver os problemas, sem chegar no Judiciário. Agora, se vier a chegar no Judiciário, o processo vai andar de forma mais rápida”, completou.

Agilidade

Atualmente, o consumidor que vai processar um fornecedor tem que passar por pelo menos duas audiências na Justiça: a de conciliação e a de instrução e julgamento. Com o convênio, a primeira fase e, em alguns casos, a segunda, serão eliminadas, já que a Justiça reconhecerá a ata de conciliação do Procon como audiência inicial.

Juliana Pereira da Silva, secretária Nacional do Consumidor, falou sobre a necessidade da humanização dos processos e parabenizou todos os envolvidos na mudança oficializada por meio do documento assinado nesta quarta-feira, em especial os prefeitos. “Os prefeitos virem aqui assinar este Pacto tem um valor simbólico imenso, porque demonstra que eles também priorizam, entre tantas outras ações, a cidadania econômica como política pública”, afirmou.

O procedimento será usado para ações com pretensões que não ultrapassem o valor equivalente a 20 salários mínimos.

Durante a cerimônia, também foi lançado o Consumidor.gov.br, uma plataforma pública de interação que, pela internet, permite a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços em prol da solução consensual dos processos.

O aplicativo está disponível no portal do Tribunal de Justiça, no endereçohttp://www.tjsp.jus.br/ .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363