26.9 C
Campinas
sexta-feira, dezembro 26, 2025
spot_img

Discussões jurídicas no Fórum das Letras

Data:

Ciclo Justiça, Letras e Artes faz sua estreia na nona edição do evento e incrementa a programação com oficinas, lançamento de livro e palestra voltada para o universo jurídico

Será realizado, em Ouro Preto, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, a primeira edição do Ciclo Justiça, Letras e Artes. O evento faz parte da programação do Fórum das Letras, evento literário realizado anualmente na cidade mineira com o objetivo de promover debates entre escritores e leitores. Palestras como “A pesquisa histórica, jurídica e sociológica a partir de dados, documentos e processos judiciais – Histórias Cruzadas” e “A conservação de documentos históricos na Justiça Brasileira e a importância da sua preservação” fazem parte da agenda do encontro. O Fórum das Letras será realizado entre os dias 29 de maio e 2 de junho, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.forumdasletras.ufop.br.

Entre os nomes confirmados para o Ciclo Justiça, Letras e Artes estão Rubens Goyatá Campante, responsável pelo Núcleo de Pesquisas da Escola Judicial do TRT da 3ª Região; Ana Maria Matta Machado, responsável pelo Centro de Memória da Escola Judicial do TRT da 3ª Região; Maria Cristina Diniz Caixeta, juíza da 7ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e representante do Poder Judiciário Federal no Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ); e Maria Aparecida Carvalhais Cunha, historiadora e membro do Centro de Memória da Escola Judicial do TRT da 3ª Região, que serão responsáveis pela Oficina “Direito, História e Memória”, que inaugurará o Projeto “Direito e troca de Saberes” da Escola Judicial do TRT.

A oficina reunirá interessados em analisar dados históricos por meio de autos de processos judiciais, além de discutir a preservação desses documentos históricos da Justiça do Trabalho. “O trabalhador, historicamente, quase nunca é escutado. Ele, como autor do processo trabalhista, encontra um espaço onde sua narrativa pode ser exposta, o que tem sido identificado como uma fonte histórica privilegiada para análise das lutas sociais ao longo do tempo. Vamos falar um pouco disso na Oficina”, esclarece a idealizadora do evento, juíza Graça Maria Borges de Freitas.

Na programação do Ciclo, haverá ainda uma palestra sobre Diretos Humanos no Brasil, com o doutor em Ciência Política e coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, que estuda os direitos humanos no viés do trabalho. Em seu trabalho, Sakamoto faz análises da configuração do trabalho escravo contemporâneo e das cadeias produtivas de diversas atividades econômicas, inclusive do carvão, presente na indústria metalúrgica e mineradora.

Também durante o Ciclo, será lançado o livro de crônicas “A vida não é justa”, da juíza Dra. Andréa Pachá, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, baseado em casos reais de uma Vara de Família, narrados com muita sensibilidade. Toda a programação do Ciclo de Justiça, Letras e Artes é gratuita e será realizada no Espaço Sesc, localizado no Anexo do Museu da Inconfidência.

“Foi uma ideia feliz essa de trazer o olhar do mundo jurídico para dentro do nosso evento. Ao lado da Escola Judicial do TRT da 3ª Região, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e do Departamento de Direito da UFOP, foi criada uma programação bem interessante voltada para esse público específico”, conta a coordenadora do Fórum, Guiomar de Grammont.

As atividades do Ciclo Justiça, Letras e Artes também obedecem à temática “Literaturas da Origem”, que norteia as ações do Fórum das Letras em 2013. A juíza Graça Maria Borges de Freitas explica que “o direito é um campo que, dentro das universidades e escolas judiciais, tem buscado uma interlocução com outras áreas do conhecimento. Buscamos a interlocução com os temas do próprio Fórum e do fórum das mídias, de onde saíram os temas e os convidados, todos vinculados, direta ou indiretamente, à militância na área jurídica e nos temas citados”.

O Fórum das Letras é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto. Mais informações: www.forumdasletras.ufop.br

 

Programação completa do Ciclo Justiça, Letras e Artes:

30 e 31 de maio

10h30 – Oficina – Direito, História e Memória

Projeto “Direito e Troca de Saberes” da Escola Judicial do TRT da 3ª Região

 

30 de maio

A pesquisa histórica, jurídica e sociológica a partir de dados, documentos e processos judiciais – Histórias Cruzadas

Expositores: Rubens Goyatá Campante – Doutor em Ciência Política – Responsável pelo Núcleo de Pesquisas da Escola Judicial do TRT da 3ª Região

Ana Maria Matta Machado – Bacharel em Direito – Responsável pelo Centro de Memória da Escola Judicial do TRT da 3ª Região

 

31 de maio

A conservação de documentos históricos na Justiça Brasileira e a importância da sua preservação – exposição seguida de debates

Expositores: Maria Cristina Diniz Caixeta –  Juiza da 7ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte – representante do Poder Judiciário Federal no CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos; Conselheira da Escola Judicial do TRT da 3ª Região, responsável pelo Departamento da Memória

Maria Aparecida Carvalhais Cunha – Historiadora, Membro do Centro de Memória da Escola Judicial do TRT da 3ª Região

 

01 de junho

10h30 – Palestra – “Tempos difíceis para os direitos humanos no Brasil” – exposição seguida de debates

Expositor: Leonardo Sakamoto – Doutor em Ciência Política – Coordenador da ONG Repórter Brasil

 

Lançamento do livro “A vida não é justa”

Exposição seguida de autógrafos pela Juíza Dra. Andréa Pachá do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeito recebe D. Bertrand de Orléans e Bragança em visita de cortesia

Dário Saadi e o príncipe imperial conversaram sobre comemoração...

Jornalista lança livro “O médico que virou monstro”, crime que chocou o Brasil

Lançado pela Editora Máquina de Livros, “O médico que...

Os espiões norte-americanos por trás da Lava Jato

Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade