21.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

Dores de Amores

Data:

Estreia dia 28 de novembro no Teatro do Parque D. Pedro Shopping o espetáculo “Dores de Amores”. Com texto de Leo Lama, a montagem é dirigida por Naum Alves de Souza. Os atores Melissa Vettore e Otávio Martins, vindos de grupos conceituados no teatro e que formam um casal no seriado “Mothern” do canal GNT, dão vida aos personagens desta história sobre o amor.

 

A comédia traz ao palco as desventuras de um casal que passa por crises da contemporaneidade, como a inversão de papéis entre homem e mulher. Em uma noite, sob as pressões do mundo moderno, o casal – que acabou de se mudar para um loft – se prepara para enfrentar a sua própria intimidade. A situação culmina em cenas inusitadas, com discussões de temas como sexo, fantasia, fidelidade, traição, insegurança, afeto, desejo e casamento.

 

Sobre o espetáculo

“Dores de Amores” foi o primeiro texto de Leo Lama. Quando estreou, em 1989, o espetáculo ganhou os prêmios Molière e APCA de Melhor Texto. Os personagens foram interpretados por Malu Mader e Taumaturgo Ferreira. A peça ficou cinco anos em cartaz em capitais do Brasil e na Argentina, e foi vista por aproximadamente um milhão de pessoas. “Tenho vivido muito dessa peça”, brinca o autor, comentando que vende os direitos de montagem da obra quase todo ano. “Ela ficou muito conhecida. A facilidade da produção, que envolve apenas dois atores e a temática animam os produtores”, diz Leo.

 

A montagem é resultado da produção conjunta dos protagonistas Melissa Vettore e Otávio Martins, que trazem na bagagem a atuação de teatro de grupo. Os atores já atuaram juntos como um casal na ficção, à frente do programa ‘Mothern’, no GNT e na peça ‘Últimas Notícias de Uma História Só’, com texto e direção de Otávio. Para Melissa, a amizade entre os atores é um dos fatores importantes no entrosamento dos personagens. “Eu tinha uma admiração tão grande pelo Otávio como ator que era maravilhoso o exercício da prática ao lado dele“, conta a atriz.

 

Otávio completa que os dois têm “uma química forte tanto em cena como fora dela. Desde o primeiro episódio de ‘Mothern’, queríamos ir para o palco juntos, agora chegou o momento. Escolhemos Dores de Amores após a leitura de muitos textos, e o Naum é a cereja do bolo”, brinca Otávio.

 

Sobre a Direção

Nesta remontagem, autor, diretor e elenco souberam tirar proveito da crise dos estereótipos que sempre nortearam a masculinidade, tema muito freqüente na atualidade. Isso torna o espetáculo de 2009 um desafio bem-humorado que traz à tona os hilariantes conflitos do casal, abordando assuntos atuais que tocam a todos. “É um casal que já tem uma experiência, que já está junto há algum tempo e precisa resgatar o amor. Demarcação de território, traição e problemas sociais estão entre os temas discutidos pelo casal”, conta o diretor Naum Alves de Souza.

 

A direção de Naum aproxima o texto dos relacionamentos presentes, que coloca fim a muitos papéis até então concedidos ao homem e à mulher. “Os personagens não tem nome até hoje, são Ele e Ela, e estão num momento de crise contemporânea. Ou eles se identificam mimeticamente com os outros, ou eles não são ninguém. A direção é realista, acentuando um pouco o que existe de cômico”, detalha Naum.

 

Sobre Melissa Vettore

Protagonista do seriado Mothern, do canal GNT, Melissa Vettore tem sólida formação no teatro, trabalhando com nomes como Gianfrancesco Guarnieri (‘Meu Nome É Pablo Neruda’), Fernando Peixoto (‘A Farsa da Esposa Perfeita’), Renata Mello (‘Passatempo’) e Maria Thaís.  Foi atriz fundadora da Cia. Balagan, onde fez ‘Sacromaquia’ e ‘Tauromaquia’. Atuou no espetáculo ‘Últimas Notícias de Uma História Só’, dirigida por Otávio Martins. Atriz e produtora, esteve à frente de um dos maiores sucessos de 2008, a peça ‘Confissões das Mulheres de 30’, de Domingos Oliveira. Depois de viver a personagem espanhola Gabriela na minissérie ‘Maysa’, da Rede Globo, Melissa é novamente dirigida por Jayme Monjardim, na atual novela das 20h da emissora, ‘Viver a Vida’, de Manoel Carlos.

 

Sobre Otávio Martins

Otávio Martins é ator, diretor, dramaturgo e tradutor. Foi ator fundador da Cia. Do Latão. Sua carreira no teatro inclui 22 peças no currículo, entre elas o sucesso ‘Vestir o Pai’, dirigida por Paulo Autran, ‘A Noite Antes da Floresta’, de Bernard-Marie Koltéz, – com a qual foi indicado a quatro prêmios de Melhor Ator. Escreveu e dirigiu ‘Últimas Notícias de Uma História Só’ e também ‘Mediano’, dirigida  por Naum Alves de Souza. Em cinema, trabalhou com Fernando Meirelles (‘Ensaio Sobre a Cegueira’), Paulo Morelli (‘Viva Voz’) e José Belmonte (‘Meu Mundo Em Perigo’).  Na TV, além de Mothern, participou da novela Beleza Pura, da Rede Globo. Está no longa metragem recém lançado ‘Salve Geral’ (de Sérgio Resende) e aguarda lançamento em 2010 de ‘Malú de Bicicleta’ (de Flávio Tambelini).

 

Sobre Naum Alves de Souza

Diretor, dramaturgo, cenógrafo, artista plástico e professor. Dirigiu, roteirizou e criou cenários e figurinos para peças teatrais, shows musicais, concertos de música erudita, óperas e ballets. Dirigiu Fernanda Montenegro em ‘Dona Doida’ sobre poemas de Adélia Prado, Sérgio Britto e Cleyde Yáconis em ‘Longa Jornada Noite Adentro’, de Eugene O’Neill. Acaba de dirigir ‘Mediano’, texto de Otávio Martins, em cartaz com o ator Marco Antônio Pâmio. Foi o criador dos cenários e figurinos da consagrada montagem de ‘Macunaíma’, direção de Antunes Filho, e de ‘Falso Brilhante’, show de Elis Regina dirigido por Myriam Muniz. Escreveu textos que se tornaram clássicos da cena teatral brasileira como, ‘No Natal A Gente Vem Te Buscar’, ‘Aurora da Minha Vida’, ‘Um Beijo, Um Abraço, Um Aperto De Mão’ e ‘Suburbano Coração’. Foi também fundador e diretor do lendário grupo Pod Minoga.

 

Na dança, concebeu e roteirizou ‘O Grande Circo Místico’, espetáculo com trilha Sonora de Chico Buarque e Edu Lobo. Criou e apresentou no Teatro Municipal de São Paulo a ‘Ópera dos 500 anos’, com músicas de Nelson Ayres e Rodolfo Stroeter, ‘Os Pescadores de Pérolas’, Georges Bizet, entre outras, incluindo versões compactas para ‘Carmen’ e ‘Madame Butterfly’, além de  cuidar da direção cênica de inúmeros concertos. Teve a peça ‘Suburbano Coração’ adaptada por Guel Arraes para a televisão e integrou a equipe de escritores que adaptaram diversas obras da literatura brasileira para o programa ‘Casos Especiais’, direção Guel Arraes, na Rede Globo. Criou e confeccionou os bonecos brasileiros da série Vila Sésamo, assim como inúmeros outros mostrados em suas exposições e em coleções particulares.

 

Sobre Leo Lama

Leo Lama é dramaturgo, diretor e compositor. Estreou como autor de teatro, aos 24 anos, com ‘Dores de Amores’. Foi premiado com o prêmio Mambembe de revelação do ano de 1989. A peça ganhou formato de livro pela editora Maltese (1994) e, com o título ‘Dolor de Amor’, foi encenada no Teatro de Comédia de Buenos Aires, na Argentina (1998). Leo Lama também dirigiu ‘A Mancha Roxa’, escrita por seu pai Plínio Marcos (1989); escreveu e atuou em ‘Perdidos na Praia’ com direção de Fauzi Arapi (1994) e ‘Bang – Bang – Quando os revólveres não matam’ ao lado de sua mãe, a atriz Walderez de Barros (1995).

 

Em 1997 escreveu ‘Videoclip Blues’. Em 99 esteve em cartaz com suas peças ‘Baudelaire – o pai do rock’ e ‘O Amor de Madalena por Jesus’. Em 2000, Leo realizou os musicais ‘Prisioneiro de uma Canção’ (com musicas suas e letras de seu pai) e ‘O Beijo da Última Hora’. Em 2003, estreou suas peças ‘A Lenda dos Jovens Detentos’ (indicação de melhor autor-prêmio PANAMCO) e ‘O Perdido Coração de Cristo’, com Alexandre Bacci. Em 2007, estiveram em cartaz suas peças ‘O Dyabo em cada Amor’, ‘O Cópia’, ‘Adeus aos Casais’ ‘Coração Abandonado’ e ‘O Buddha”.

 

 

Ficha Técnica:

Elenco: Melissa Vettore e Otávio Martins

Direção: Naum Alves de Souza.

Autor: Léo Lama.

Stand In: Natalia Rodrigues.

Cenário e Figurino: Naum Alves de Souza e Marcello Jordam.

Iluminação: Wagner Freire.

Assistente de Direção: Marcello Jordan.

Fotografia: Alexandre Catan.

Trilha Sonora Original: Leo Lama e Ronaldo Pellicano.

Direção de Produção: Ed Júlio.
SERVIÇO

Local: Teatro do Parque D. Pedro Shopping

Estreia: 28 de novembro

Temporada: até 20 de dezembro 

Horário: sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h

Ingressos: R$20 (sexta e domingo) e R$30 (sábado)

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos 

 31297

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Clássico “A Cigarra e a Formiga” está de volta ao Teatro Carlito Maia

O clássico infantil "A Cigarra e a Formiga" volta...

Espaço Cultural Maria Monteiro recebe musical infantil Dom Rabito

O Espaço Cultural Maria Monteiro, que fica na Vila...

Sia Santa fará oito apresentações de musical infantil em quatro locais da cidade

A Companhia de Teatro Sia Santa fará oito apresentações...

Prefeitura de Campinas recebe recursos de 7 bilhões da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Campinas recebeu do governo federal os recursos...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363