O artista Dudu Ferraz lança nesta sexta-feira, 22 de setembro, em todas as plataformas de streaming, a música “Nascente”, que teve como fonte inspiradora uma nascente de água localizada no Bosque dos Guarantãs, no bairro Jd. Nova Europa, em Campinas. No mesmo dia, às 19h30, ele fará um show no Ponto de Cultura Quintal Garatuja para celebrar o lançamento. A entrada é livre e gratuita (contribuição voluntária) .
Na canção, Dudu Ferraz relaciona o momento de criação artística e musical com o brotamento de água na superfície do solo. “Parece mágica, mas é também resultado de processos de absorção e um acúmulo profundo. Assim como a água nasce da terra, do peito nasce a necessidade de cantar”, diz ele.
Em 2022, o artista desenvolveu um projeto cultural junto com Pamella Villanova em que convidava o público do Bosque a fazer um passeio repleto de jogos, cenas teatrais e músicas que iam contando um pouco da história daquele local e criando espaços de conversas e imaginação sobre o passado e o futuro do território. Todo o percurso foi baseado em histórias e memórias de moradores do bairro e também em pesquisas bibliográficas e documentações oficiais. A música “Nascente” é fruto desse trabalho, que aproximou o artista com esse espaço de resiliência no meio da cidade de Campinas.
Além dessa relação com o ato de criar, a música também celebra os cantos de diversas culturas, como fica explícito no trecho “Mundo cantador/Em cada canto do mundo, um canto/ Que encanta o mundo e espanta a dor”. Dudu Ferraz comenta que “essa ideia de celebrar o canto e todas suas formas de expressão foi reforçada no arranjo musical ao criar diálogos entre diferentes ritmos e timbres na medida que a música vai se desenrolando”
A criação da música se deu a partir da linha de violão, que é muito ritmada e propositiva levando a música para um clima de movimento e celebração. A estrutura musical de “Nascente” segue uma característica marcante na forma de compor de Dudu Ferraz, em que as músicas passeiam por diversas sessões, se transformando ao longo do caminho sem se preocupar com métricas tradicionais de estrofe e refrão.
O arranjo dessa versão foi feito pelo próprio compositor, que gravou: violão, guitarra solo, vozes e percussões corporais); pelo músico e produtor musical Fernando Baeta (baixo, guitarra base, vozes, percussões corporais e mixagem) e, ainda, contou com a colaboração de Bito Coelho, que também gravou a bateria. A gravação dos demais instrumentos foi realizada pelo percussionista Cris Monteiro, trompetista Ge Ribeiro e Richard Martins que gravou vozes de apoio e percussões corporais. A masterização do single foi feita pelo Musigrama Estúdio localizado na cidade de Madri (Espanha).
Serviço
Show de Dudu Ferraz, lançamento de “Nascente”
Dia: 22/9 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Ponto de Cultura Quintal Garatuja
Rua São Miguel Arcanjo, 1.520 Jd. Nova Europa
Entrada: Livre e gratuita (contribuição voluntária)