A fiscalização do trânsito de Campinas vem crescendo constantemente e Sousas é uma das áreas mais vigiadas
Nos últimos meses a Emdec redobrou o número de Agentes de Trânsito (amarelinhos), intensificando a fiscalização nas ruas dos distritos. Eles podem ser vistos quase que diariamente, no centro de Sousas, próximo a Igreja de Sant’Ana, no cruzamento da Rua Isabelita Vieira com rua Carlos Oscar Rossin e na Avenida Antonio Carlos Couto de Barros na altura do Colégio Illuminare.
A reportagem do Jornal Local entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Emdec para esclarecimentos dessa ação ostensiva na região, mas segundo Márcio Souza, chefe do Departamento de Comunicação da empresa, essa ação acontece em toda a cidade, geralmente no período da tarde e muitas das multas aplicadas são por estacionar em local indevido.
No total foram aplicadas 299 multas no período de 23 de maio a 05 de junho, uma média de 19 autuações por dia, sendo que o município representa uma média estimada de 1400 infrações de trânsito. Do total, 294 foram infrações em movimento (falta do uso do cinto de segurança, dirigir utilizando celular, conversões proibidas ou sem a devida sinalização antecipada da intenção, transporte de crianças sem o uso da cadeirinha); e cinco autuações por estacionamento irregular.
Segundo dados da Emdec, o problema mais apontado na cidade de Campinas, foi o excesso de velocidade, o que não acontece no distrito de Sousas, pois o maior problema é a escassez de vagas para estacionamento, que nos últimos anos vem aumentando esse déficit devido a grande migração populacional dos novos condomínios que estão se instalando na região.
Multas em Campinas
A Emdec informou que em 2013 foram aplicadas 504.296 multas de trânsito na cidade. Desse total, 383.488 foram resultantes da fiscalização eletrônica (radares), representando aproximadamente 76% das atuações. Já as infrações registradas manualmente, pelos agentes da Mobilidade Urbana (amarelinhos), somaram 120.808 ocorrências, um total de 23,96% do total. A principal infração em Campinas foi o desrespeito ao limite de velocidade estipulado nas vias da cidade. Foram aplicadas 288.250 multas por excesso de velocidade.
Sinalização demarca as ruas do centro
A situação é mais crítica na Rua Emílio José Salim e Avenida Coronel Alfredo Augusto do Nascimento, que tem parte do trecho a proibição de estacionar. Essa sinalização partiu de um requerimento de nº 2089/2012, protocolo 09/08/11509, do vereador Luis Henrique Cirilo, em outubro de 2012. O teor deste requerimento refere-se à elaboração de projetos de sinalização e pintura de solo na Rua Emílio José Salim e Avenida Alfredo Augusto do Nascimento, distrito de Sousas.
Educação no trânsito
A reportagem do Jornal Local constatou que em Sousas, além da falta de vagas de estacionamento, falta ao motorista uma maior conscientização na hora de estacionar seus veículos, pois muitos deles acabam ocupando duas vagas de estacionamento. Falta também uma campanha de educação e cidadania no trânsito, orientando sobre as leis e regras de trânsito, e assim contribuindo como cidadãos responsáveis, e comprometidos com o próximo.
As solicitações de fiscalização devem ser feitas pelo nosso canal de atendimento da Emdec pelo telefone (19) 3772-1517.