18.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Emdec cria ações para fiscalização do Uber

Data:

Agentes da Emdec fiscalizarão o Uber 24 horas por dia
Agentes da Emdec fiscalizarão o Uber 24 horas por dia

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizará uma série de ações emergenciais para fiscalizar o transporte remunerado clandestino de passageiros, principalmente com o uso do aplicativo Uber. A partir desta sexta-feira, dia 29 de janeiro, a Emdec terá um canal direto para o recebimento de denúncias.

O contato será realizado pelo telefone (19) 3772-1517, que atende 24h por dia, todos os dias da semana. As informações sobre o transporte clandestino serão repassadas aos agentes em campo. Equipes formadas por duplas de agentes da Mobilidade Urbana terão uma atuação específica sobre o Uber. A fiscalização será realizada 24h por dia.

Nosso papel é o de zelar pelo cumprimento da lei, coibindo o transporte clandestino de passageiros. Teremos uma ação efetiva frente às reclamações. Esta é mais uma demonstração da seriedade da atual Administração Municipal, dando uma resposta imediata ao desrespeito às regras hoje estabelecidas”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Nos próximos dias, a Emdec também colocará em seu site um espaço exclusivo para o recebimento de denúncias sobre o Uber. O endereço eletrônico da Emdec é owww.emdec.com.br.

Legislação

A Lei Municipal nº 13.775, de 12 de janeiro de 2010, define que o transporte individual de passageiros que concorra com o serviço de táxi, sem autorização da Emdec, dentro dos limites do município, é considerado clandestino. Portanto, está na ilegalidade.

As medidas previstas aos infratores são apreensão do veículo ao Pátio Municipal e multa de mil UFICs (Unidade Fiscal do Município de Campinas). Hoje o valor correspondente é de R$ 3.100,60. A liberação do veículo, do Pátio, somente ocorre com o prévio pagamento de multas, taxas, despesas com remoção e estadia.

O táxi é um serviço de utilidade pública, que necessita de permissão do órgão competente para a prestação da atividade. No caso do nosso município, é atribuição da Emdec conceder a permissão. Compete ao Poder Público o planejamento, gerenciamento e fiscalização do serviço de táxi.

Campinas tem, atualmente, 992 táxis convencionais, 40 executivos e 20 acessíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363