Para minimizar o impacto dos reflexos das depredações na frota do transporte público durante o período de Carnaval e atendendo solicitação das empresas concessionárias do transporte coletivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) organizou um esquema especial de operação para as linhas do InterCamp para os próximos dois dias, quinta e sexta-feira, em razão da necessidade de manutenção dos veículos avariados nos atos de violência.
Segundo a EMDEC, como houve depredação de 66 veículos/ônibus, a operação foi construída no sentido de reduzir os problemas de ausência de frota nas linhas nos próximos dois dias – tempo suficiente para a correção dos problemas constatados.
De acordo com avaliação da Empresa, as duas áreas mais afetadas foram as regiões do Ouro Verde (incluindo também a Vila União e Campo Belo), denominada área 1 do Sistema InterCamp; e a área 4, região do São José, Parque Oziel, Parque Jambeiro e Nova Europa.
Já nas áreas 2 (regiões do Campo Grande e Pe. Anchieta) e 3 (Parque Prado, Carlos Lourenço, Sousas, Corredor Campinas-Mogi Mirim e Barão Geraldo), houve registro de vandalismo, mas em número muito menor.
A solicitação das empresas era de uma operação com versão de férias, fato que reduziria em até 20% a frota por região; mas a EMDEC definiu uma operação que apesar dos 66 veículos avariados, todo o sistema vai operar com redução de apenas 25 veículos, graças ao remanejamento de frota e utilização da frota reserva. Confira a operação:
Áreas 2 e 3 do Intercamp – não haverá nenhuma redução de veículos nas linhas dessas regiões.
Área 4 – apenas quatro linhas vão circular com operação especial, com redução de seis veículos. São elas, as linhas 4.08 (Parque Jambeiro), 4.13 (Jardim São José), 4.22 (Jardim Nova América) e 4.35 (Estação Icaraí).
No total, essas linhas somam 34 ônibus e vão circular com 28 veículos nestes dois dias.
Área 1 – por ter sido a área com maior número de problemas, nos próximos dois dias, 9 linhas desta área vão ter redução de 19 veículos. São elas: 1.16 (Terminal Ouro Verde/ Shopping dom Pedro – Inclusivo), 1.17 (DIC VI), 1.18 (Terminal Ouro Verde), 1.19 (Terminal Ouro Verde – Expressa), 1.20 (Terminal Ouro Verde – Inclusivo), 1.21 (Terminal Ouro Verde), 1.30 (Terminal Vida Nova – Expressa), 1.31(Terminal Vida Nova) e 1.54 (Terminal Vila União).
No total, essas linhas operam com 116 ônibus; e nas próximas 48 horas, vão operar com 97 ônibus.
Para a EMDEC, todo o trabalho foi realizado para que a oferta de veículos fosse minimamente afetada, reduzindo os prejuízos para os usuários.
A EMDEC ressaltou, ainda, que por se tratar de uma semana curta e atípica, com muita gente fora da cidade, não deverão existir maiores transtornos para a população, mesmo das regiões mais afetadas.