27.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Emdec fará estudos para aumentar vagas em Sousas

Data:

Encontro selou início de estudos de impactos de trânsito no distrito
Encontro selou início de estudos de impactos de trânsito no distrito

O secretário de transportes e presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Carlos José Barreiro, informou que vai autorizar o início de um estudo a fim de criar soluções para o problema da falta de vagas em Sousas. A medida acontece depois de reunião entre Barreiro, o presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi (PP), e a diretoria-executiva do Jornal Local, Sandra Venâncio, que levou ao secretário abaixo-assinado contendo 150 assinaturas de moradores e comerciantes do distrito, cansados da situação.

A expectativa é que o estudo de impacto seja iniciado esta semana. Técnicos da Emdec devem vir ao distrito analisar a demanda e planejar o aumento de vagas e a redução de impactos ao trânsito de veículos e ao bolso de comerciantes – eles alegam prejuízos devido à escassez das vagas para clientes estacionarem.

Uma das propostas apresentadas pela diretora do Jornal Local é a criação de vagas 45 graus nas imediações da Igreja Sant’Ana e da Praça Beira Rio, com a finalidade de abrir novos espaços de estacionamento. Outra ideia é fazer uma espécie de desvio entre a Rua Coronel Alfredo Augusto do Nascimento e a região do 12° DP (Distrito Policial) alterando o sentido de direção tanto para quem segue a Joaquim Egídio como no sentido oposto.

“É uma reivindicação antiga. Os motoristas e comerciantes encontram dificuldades. De um lado a falta das vagas e do outro o prejuízo dos comerciantes”, disse Sandra Venâncio.

Zimbaldi apontou o asfaltamento e estruturação da estrada que liga a Rodovia D. Pedro I (SP-065) a Joaquim Egídio como uma das alternativas para amenizar o fluxo de veículos na região dos distritos, carregado entre 8h e 18h em dias de semana e superlotado aos finais de semana. Por estar em uma área de APA (Área de Proteção Ambiental), a pavimentação já teve a aprovação do Congeapa (Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Campinas).

“Vamos analisar com cuidado. Vou pedir um estudo completo para verificar as alternativas”, afirmou Barreiro. O secretário destacou ainda a implantação de estacionamento rotativo no distrito. Estão previstas 110 vagas de Zona Azul em Sousas. O edital de concessão do sistema é finalizado pela Emdec.

Barreiro classificou o trânsito de Sousas como “caótico” aos finais de semana e “não acredita ser correto” deixar de haver cobrança da Zona Azul aos sábados e domingos. O secretário vê a cobrança como forma possível de disciplinar o fluxo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Observatório ficará aberto na sexta, no domingo e no feriado de segunda

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto ao...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363