Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) conheceram os detalhes do Plano Cicloviário para o município, elaborado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A exposição do projeto para os conselheiros foi realizada pelo presidente da Emdec e secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, na noite de quarta-feira, dia 10 de junho, na Sala Milton Santos, no 19º andar do Paço Municipal.
A reunião foi aberta pelo presidente do CMDU, Fábio Bernils. De acordo com o secretário Carlos Barreiro, “é compromisso da Administração municipal apresentar o Plano para os diversos segmentos da sociedade. O Plano Cicloviário está permanentemente em construção e trazer essas informações aqui é importante para criar um ciclo de debate sobre o assunto”.
Desde o lançamento do Plano Cicloviário, no início de abril, a Emdec realiza reuniões específicas com entidades representativas do município, para detalhar o projeto. Além da transparência dos atos públicos, é uma oportunidade para o recebimento de sugestões dos diversos setores.
O projeto da rede de ciclovias já foi apresentado para a Câmara Municipal, entidades ligadas ao Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi) e outros orgãos da sociedade.
Bicicleta
A gestão do prefeito Jonas Donizette busca incentivar o uso da bicicleta como forma sustentável de deslocamento. A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.
O Plano Cicloviário agrega uma rede de ciclovias que serão interligadas ao sistema de transporte público coletivo municipal, possibilitando a integração entre os dois modais. Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos.
Plano
Com a inauguração do prolongamento da Avenida Mackenzie no último dia 6 de junho, que ganhou uma ciclovia com 6,7 km no canteiro central da via, Campinas já possui quase 28 km de ciclovias e rotas cicláveis. O Plano Cicloviário contempla a implantação de mais 181,9 km de pistas destinadas à circulação de bicicletas.
As ciclovias ficarão, preferencialmente, no canteiro central das vias públicas. O Plano também abrange a construção de bicicletários em pontos estratégicos do mobiliário urbano público.
A execução do projeto será em quatro fases. Na Fase 1 do Plano estão previstos 16,3 km. Na Fase 2, 95,1 km. Fase 3, ligada à construção dos corredores do BRT, mais 13,7 km. E na Fase 4, mais 52,4 quilômetros. A previsão inicial da Administração municipal é de que os projetos das fases 1, 2 e 3 sejam concluídos até o final de 2016.
Fase 1
A primeira fase do Plano Cicloviário, além do trecho na Mackenzie já inaugurado, prevê também ciclovias nas avenidas Baden Powell (1,6 km) e José de Souza Campos (Norte-Sul, 1,3 km). Esses locais contam com investimentos da iniciativa privada.
Ainda na primeira fase, Barão Geraldo receberá um trecho de 2,1 km, da Rua Luiz Vicentin à Avenida Santa Isabel. Também há projetos de ciclovias para a Washington Luiz (950 m) e Taquaral / Theodureto (1,6 km), além de três trechos no distrito de Nova Aparecida, que somam 2 km.
As informações completas sobre o Plano Cicloviário estão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Plano Cicloviário de Campinas”.





