O Secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, David Zaia, participou da 115ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que aconteceu nesta segunda-feira, 23, em Americana, no Centro de Cultura e Lazer. O secretário apresentou as ações realizadas pela Secretaria no sentido de formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, assim como os programas PAT (Programa de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo e Time do Emprego e a ampliação das instituições de qualificação técnica do Estado, como as Etec’s (Escola Técnica Estadual) e as Fatec’s (Faculdade Técnica de São Paulo).
A reunião teve a presença de prefeitos dos municípios da RMC, seus representantes, do presidente do Conselho Deliberativo e Normativo, Hamilton Barnardes, da diretora executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Cristina Carrara, da secretária executiva do Conselho, Ester Viana, e foi enriquecida com a participação do Secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, David Zaia, do Secretário Adjunto de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, do prefeito de Americana e anfitrião da reunião, Diego De Nadai, dos deputados federais, Aline Corrêa e Vanderlei Macris, do deputado estadual Cauê Macris e do presidente do Parlamento Metropolitano, Rogério Maluf.
O principal assunto deliberado na reunião foi a necessidade de intensificar as ações de qualificação de mão de obra para o pleno desenvolvimento da região. A diretora executiva da Agemcamp, Cristina Carrara, também discorreu sobre a importância do tema e pediu ao Conselho prioridade para o assunto para que a Agência possa elaborar um projeto, que será realizado em parceria com as Secretarias de Estado e instituições de ensino.
A reunião também foi o local onde os membros do Conselho assinaram o termo de compromisso para a aplicação dos recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) na realização da “Re-Virada Cultural Regional 2011” nos municípios de Americana, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Pedreira e Vinhedo. Neste ano, o projeto conta com a parceria da Agemcamp, que disponibiliza R$ 20 mil para os municípios participantes.
Os membros do Conselho de Desenvolvimento também aprovaram a criação da Câmara Temática de Políticas Públicas para as mulheres, proposta pelo município de Hortolândia, e debateram sobre a proposta apresentada pelo presidente do Parlamento Metropolitano, Rogério Maluf, que pede uma lei única para a região no que diz respeito à substituição de sacolas plásticas.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, ressaltou a importância da criação da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, cujo secretário é Edson Aparecido. “Com a criação da nova pasta, o governador Geraldo Alckmin sinaliza claramente sua preocupação com o desenvolvimento das regiões metropolitanas do Estado, assim como o planejamento nas questões de mobilidade urbana, de políticas de macrodrenagem, saneamento básico e outros assuntos que são de interesse comum na região. Além da nova Secretaria, o governador criou a Câmara de Desenvolvimento Metropolitana, da qual é presidente. Alckmin está colocando o seu nome para demonstrar o peso que esta Câmara tem. Este conjunto de ações do Governo do Estado certamente fará com que se fortaleçam as regiões metropolitanas e a consciência regional de integração dos municípios”.
Sobre o programa de qualificação de mão de obra, Cristina Carrara ressaltou a importância da parceria entre Governo de Estado, por meio de suas secretarias, os municípios e a Agemcamp. “A RMC está em um ritmo acelerado de crescimento e a questão de mão de obra qualificada é um dos desafios da região. Para atender a esta necessidade urgente é preciso promover uma ação de convergência. A Agemcamp está mobilizada neste sentido e pode ajudar de forma concreta na mediação entre o Governo do Estado, os municípios, as empresas e as instituições de ensino”. A próxima reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas será realizada no dia 20 de junho, em Sumaré.




