O Jornal Local entrevistou 12 candidatos ao cargo de vereador nas eleições de 2012. As perguntas foram elaboradas igualmente a todos os candidatos.
A reportagem entrou em contato com os 15 candidatos, mas infelizmente dois deles não manifestaram interesse em participar da reportagem e uma não mora mais no distrito.
O objetivo do Jornal Local nesta matéria é desenhar o perfil de cada candidato para que os leitores dos distritos possam conhecer suas propostas de trabalho. Entendemos que aqueles que concorrem a um cargo público tornar pública sua vida.
Acompanhe a matéria.
- Por que você se acha capacitado para ocupar o cargo de vereador?
- Qual sua proposta de campanha?
- Qual seu vínculo com os distritos?
- Palavra do candidato.
Almeida Correia
Partido: PSL
Ocupação: Refrigerista
Quantas vezes que se candidatou: 1 vez
Número de votos última eleição: 168
Morador de Sousas desde 1977.
45 anos, casado, uma filha.
1. Acho que na política de Campinas falta alguém que realmente entenda dos problemas que acontecem com o povo, na questão da saúde, mobilidade humana e na educação infantil principalmente.
É preciso discutir leis e lembrar que a obrigação do vereador é a de legislar e fiscalizar o Executivo. Cabe ao vereador discutir as questões sociais com o Executivo e que seja independente do prefeito. O Executivo e Legislativo precisa trabalhar em conjunto. Eu defendo as necessidades dos distritos.
2. Ser claro, transparente. Meu lema é por uma política pura, séria e verdadeira, independente da classe social.
3. Sempre digo que nasci em 66, mas eu comecei a viver no dia 13 de outubro de 77, às 14h26 quando sai de São Paulo e vim conhecer Sousas. Hoje tenho raízes, criei família, amigos e é o local onde cresci profissionalmente. Adoro politica, já fui presidente de bairro e atualmente sou Conselheiro do OP. Procuro discutir as questões políticas, habitação, saúde dos distritos.
4. Eu sempre digo para as pessoas que “O futuro é uma lanterna que clareia para trás”. Então quero ser um representante do povo, independente da classe social. Peço que me dê um voto de confiança, pois tenho vontade de fazer alguma coisa pelo povo.
Claudio Rissi
Partido: PP
Professor educação física atua como comerciante
Quantas vezes que se candidatou: 3 vezes
Número de votos última eleição: 300
Mora há 12 anos em Sousas, 49 anos, solteiro, uma filha.
1. Por acreditar num ideal, é que já venho atuando na política há muito tempo, desde a época de Magalhães Teixeira. Nunca tinha participado de política e cometi um erro não saindo candidato em algumas eleições para apoiar outros candidatos, com isso meu nome caiu no esquecimento. Temos muitos vereadores por aí, mas poucos estão credenciados para o cargo. Acho que tenho condições de exercer essa função se for da vontade de Deus e do povo.
2. Vou bater nos mesmos problemas, que tenho certeza o Brasil inteiro discute, que é a segurança e saúde. Eu estou com uma proposta de trazer para Sousas, programas sociais para a terceira idade, pois o descaso com os idosos é muito grande.
3. No geral, Claudio Rissi, ou é amado ou é odiado. Evidentemente tem algumas pessoas para as quais eu falo diretamente olhando na cara delas. Não mando recado. Por algumas vezes é uma característica positivo, outras vezes é negativo.
4. Quero parabenizar o Jornal Local pela iniciativa e por dar oportunidade a todos. Não temos este mesmo espaço na grande imprensa. Estamos à disposição e independentemente de qualquer coisa para tentar fazer alguma coisa, tanto para Joaquim, como para Sousas. Espero atender a todos com uma campanha tranquila. “Acho que o sol brilha para todos”
Débora de Andrade Palermo
Professora de educação física atua como conselheira tutelar.
Partido: PMDB
Quantas vezes que se candidatou: 1ª vez
Moradora de Sousas há 47 anos, desde que nasceu. Tem 47 anos, casada, uma filha.
1. Por ter cumprido quase sete anos como Conselheira Tutelar, atuando em políticas públicas para crianças, adolescentes e famílias de Campinas.
2. Melhoria da cidade, da dignidade, do respeito. Proteção básica, proteção às crianças, adolescentes e famílias.
3. Atendi durante seis anos e meio as regiões sul, leste e norte de Campinas, que inclui Sousas e Joaquim Egídio. Nos distritos temos a questão do Meio Ambiente que gosto e tenho cursos de especializações nesta área.
4. Aceitei o desafio visando à melhoria da cidade, implementando políticas públicas efetivas que promovam a proteção integral das crianças, adolescentes e as famílias, além do respeito ao Meio Ambiente.
Fernando Adilson Bulgarelli
Técnico de patologia atua como agente de comércio.
Partido: PMN
Quantas vezes se candidatou: 4 vezes
Número de votos na última eleição:156
Nascido em Joaquim Egídio, mora em Sousas, tem 48 anos, separado, cinco filhos.
1. Já atuei na área pública como supervisor de controle ambiental, atuando mais na área da saúde, no controle da dengue, raiva, leishmaniose e vacinações. Quando você mora no lugar vê o que falta. Pretendo ter um cargo público para ver se consigo benefícios para a região. Porque você pode prometer muito, mas chegando lá tem muitas coisas que não competem ao vereador fazer. Mas vamos procurar outros setores e ver se é possível fazer algo.
2. Legislar a favor da população dentro do que se pode ser feito. Às vezes a gente promete muitas coisas, mas como eu falei não está só a cargo do vereador resolver. Existem muitas burocracias, então vou procurar fazer o melhor pelo distrito. O que acontece hoje é que as subprefeituras não têm maquinários. Uma subprefeitura mais aparelhada muitas coisas se ajudaria a população, mas falta também mão de obra, devido aos cargos concursados. O ideal seria ter uma TECAM (serviços de limpeza), para Sousas.
3. Sou nascido aqui, da família Bulgarreli, Fávaro e Gallo. Vou procurar fazer o melhor para a região. Sei que serei cobrado como vereador então, vou procurar fazer o melhor. Tenho uma casa onde abrigo os animais dos antigos moradores do Jardim Conceição que foram deslocados para outros bairros.
4. É minha quarta eleição disputando como candidato a vereador. Na época de eleição tem proposta de todos os lados. Quero criar uma Câmara na rua, onde uma vez por mês os vereadores atuariam andando de ônibus e a pé para ouvir as reclamações da população. Devemos agir como em época de campanha onde os vereadores estão todos os dias nas ruas. Conto com a colaboração de vocês de Sousas e Joaquim Egídio e que me deem seu voto de confiança para fazer o melhor pela população, porque cada bairro tem uma demanda.
Jane Maria de Oliveira Mendes da Silva
Taxista
Partido: PP
1ª vez que se candidata
Sousas há 23 anos, 57 anos, separada, 2 filhos.
1. Porque tenho ideias que pretendo defender. Acho que na minha profissão, tenho muito para fazer porque nossa categoria está muito esquecida pelos políticos.
2. Pretendo atuar bastante na fiscalização em relação à segurança, saúde, educação. Acho que o dinheiro público tem que ser muito bem utilizado.
3. Só moro aqui, trabalho em Campinas.
4. Gostaria que me dessem oportunidade para trabalhar para a sociedade de Campinas, porque acho que o candidato não deve só olhar para região onde ele mora, tem que trabalhar pela cidade toda.
José Antônio Cremasco
Advogado
Partido: PT
Quantas vezes se candidatou:
Morador de Sousas há três anos, 59 anos, casado, cinco filhos.
1. Pela minha atuação como advogado e como militante político, penso que posso contribuir representando a sociedade na Câmara, principalmente no momento atual.
2. Fiscalizar o Executivo e cobrar as propostas de campanha que eles estão fazendo.
3. Há mais de 50 anos, quando eu passei minha infância aqui. Meus pais casaram e saíram para morar em Valinhos e meus avós continuaram trabalhando nas fazendas. Desde então eu frequento Sousas. Sou da época em que o colégio Tomás Alves era na Rua 13 de Maio. Esses laços familiares me mantiveram em contato om os distritos.
Num segundo momento quando fui funcionário dos Sindicatos dos Químicos, e posteriormente trabalhei como advogado para os funcionários da Merck Sharp, que lutaram por uma aposentadoria especial, pelo pagamento pelo adicional de periculosidade.
Tinha contato com os moradores de Sousas e Joaquim Egídio eu tinha contato com todos eles. Ultimamente na gestão do Demétrio, participei de um movimento para indicação do subprefeito, pois acredito que a indicação do subprefeito deve ser feita por pessoa que tenha comprometimento com os distritos. Defendo uma eleição direta para o cargo.
4. Meu trabalho vai ser seguindo a proposta do Márcio Pochmann com participação direta dos interessados no assunto. Quero discutir toda questão ambiental de Sousas com os ambientalistas, pois nada adianta elaborar projeto e ficar sapateando em cima, se não houver uma participação dos interessados no assunto. Também não adianta o vereador ficar prometendo que vai fazer o que não depende dele, pois até para votar num projeto ele depende de outros votos. Eu entendo que a credibilidade do cargo tem ser discutida com os interesses da sociedade. Essa vai ser a linha de caminhada da minha candidatura. Discutindo sempre com a sociedade, como fizemos naquela reunião para eleger o subprefeito. Eu quero na medida do possível encampar tornando os dois distritos como Centro de Referência da Gastronomia.
Luzia Carlota
Guarda Municipal
Partido: PTB
1ª vez que se candidata.
Sousas, moradora há 8 anos. 54 anos, divorciada, 3 filhos.
1. Por ter na mente um propósito de uma clinica municipal para tratamento de dependentes químicos em Campinas. Temos o Capes, mas não funciona. O paciente sai de lá e vende o remédio ou toma tudo de uma vez. Na verdade não há clinica que recupere um dependente químico, principalmente do crack. Então, o acompanhamento leva 12 meses e ele volta para sociedade.
Quero ser vereadora porque já trabalhei com outros políticos e nenhum deles cumpriu o que me prometeu.
2. Além das clinicas, quero aumentar as câmeras do Cimcamp nas praças. Hoje elas estão sendo invadidas por moradores de rua. O Viaduto Cury é nossa Cracolândia. Meu trabalho é socorrer essas pessoas que estão em desvantagens com a sociedade.
3. Pelo meu trabalho, vejo a dificuldade que existe principalmente na segurança. Melhorar os postos de saúde nos distritos para que a população possa ter acesso aos atendimentos médicos, e dentários e garantir a segurança dos funcionários que são ameaçados pelos traficantes ou usuários de drogas, por não ter horário para atendimento. Essa situação é bastante constrangedora para os funcionários.
4. Minha proposta é fazer um mandato de participação e transparência na Câmara. Quando for votar os projetos, quero que os eleitores que votaram em mim, tenham acesso às votações através de e-mails, e assim eles podem votar comigo nos projetos propostos. Com o resultado da votação popular vou dar o meu parecer, se voto sim ou não. Esse modelo já existe em outro estado. Se precisarmos fazer uma creche ou um parque de diversão é o povo quem vai decidir, através da votação popular. É um modelo transparente de política para que não haja desvios de dinheiro.
Lucrécio Raimundo Silva
Motorista e hoje é autônomo, morador da Vila Santana.
Partido: PCdoB
!ª vez que se candidata
Morador de Sousas há 45 anos. 50 anos, casado, sem filhos.
1. Ocupei o cargo de subprefeito, por isso me sinto preparado para vencer a eleição a vereador.
2. Ampliar o posto médico, a praça entre o Tomas Alves e o Centro de Saúde. Recapeamento da Vila Santana, Vila Sônia. No transporte coletivo manter uma linha circular interna nos distritos. Apoiar as entidades assistenciais dos distritos. Trazer a Guarda Municipal de volta e a base da Polícia Militar. Tenho um projeto de construção de uma creche. Apoiar a cultura, além de consertar a calçada em volta da Praça no Imperial Parque.
3. Fui taxista, subprefeito e sou morador de Sousas há mais de 40 anos.
4. Acho que eleitores tem que apoiar os candidatos moradores dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Hoje com o apoio dos moradores, nós podemos ter três vereadores que nos representem na Câmara. Eu apoio a campanha de que os moradores devem eleger candidatos da região. Por isso, conto com a união dos distritos para elegermos candidatos dos distritos e não aqueles que vem pescar voto aqui.
Marina Dias
Empresária.
Partido: PMDB
1ª vez que se candidata.
Mora em Sousas desde que nasceu há 31 anos. Casada, dois filhos.
1. Porque acho que até agora só roubaram e não fizeram nada. Eu sempre ajudei muitos vereadores. Sou da época do Vinção, que foi o melhor vereador que Sousas teve até hoje. E como Sousas nunca teve uma mulher candidata eleita na história de Campinas, então resolvi me candidatar. Quero fazer história na cidade, fazer a diferença para Sousas. Também quero ser vereadora, porque Sousas está praticamente esquecida. Temos casos como o Centro de Saúde, o asfalto, como é o caso da Avenida Mário Garnero, que só tem buraco do início ao fim. Nada foi feito por Sousas nesses últimos quatro anos. Então eu creio que posso fazer a diferença, posso mudar. Estudei na Fundação Ulisses Guimarães e me sinto capacitada para a política. Para isso venho me preparando, estudando política e oratória nesses últimos dois anos para assumir este cargo. A sociedade acha que vereador é Papai Noel, que fica dando presentinho para um e para outro. Os pedidos são absurdos, coisas que não existem as pessoas te pedem o tempo todo. Eu não tenho nenhuma promessa.
2. Primeiramente na saúde, onde acontecem coisas absurdas. “Trabalho e respeito” são os meus lemas.
3. Total. Conheço todo mundo, estudei no Tómas Alves. Nasci e me criei aqui. Eu e minha família vivemos em Sousas. Sou da terra.
4. “Todos precisam de alguém eu preciso de você. Juntos por uma Campinas melhor.”
Paulo Haddad
Médico e dentista, atua no hospital da Puc a com cirurgia e tem consultório próprio.
Partido: PPS
Quantas vezes se candidatou: 2
Número de votos na última eleição: 3.571
Morador de Sousas há 13 anos.
Tem 50 anos é casado, tem 3 filhos.
1. Falo que sou capacitado porque a minha história de vida e o trabalho que executo há mais de 30 anos na área da saúde, mostra essa capacidade de trabalho social. Tenho dupla formação na área e sempre procurei fazer da minha vida privada algo que fosse uma referência para outras pessoas. Acho que consegui dentro daquilo que eu me propus principalmente na vida profissional. Agora estou me lançando a um novo desafio, uma nova proposta que é a vida política. Quero continuar realizando um trabalho social e como vereador, ampliar meus projetos, trazendo as experiências do trabalho e da vida privada para o poder publico.
2. Pela minha formação de médico e dentista, é muito mais fácil atuar na área de saúde, que é um dos pontos críticos da cidade de Campinas. Então, quero atuar nos Centros de Saúde, com um trabalho firme na distribuição de medicamentos. Melhorar o atendimento médico e odontológico de qualidade. Contemplar e valorizar o trabalho dos funcionários da área de saúde, com melhores salários e condições de trabalho para atender melhor a população. Não podemos descartar e achar que o vereador só tem uma linha de atuação, na verdade o trabalho de vereador é muito complexo. O vereador tem que acima de tudo fiscalizar o Executivo, garantindo que as verbas sejam bem utilizadas e aplicadas. Muitas vezes os recursos são determinados para projetos e acabam não sendo viabilizado até por falta de habilidade dos agentes, ou porque os prazos para utilização dos recursos se esgotam. Muitas vezes o vereador acaba prestando um serviço que deveria ser do Executivo.
3. Minha história com os distritos é uma coisa muito bonita. Na verdade eu já vinha para cá antes mesmo de nascer. Meu pai clinicou como dentista em Joaquim Egídio por muitos anos. Ele foi o primeiro dentista aqui da região. Desde 1960 quando eu nasci eu já vinha com meu pai para o consultório. No início da carreira, trabalhei no consultório com meu pai. É uma fase da minha vida que eu me lembro com muito carinho. Lembro-me do fogão a lenha, o cheiro do café que a Dona Ema fazia. Tenho saudades do café com leite e o pão com manteiga. Aí quando tive a oportunidade de escolher um local para morar, eu escolhi Sousas por causa das lembranças da minha infância e adolescência.
4. Tenho muito a agradecer aos dois distritos, primeiro pelo carinho lá atrás que tiveram com o meu pai. Depois pela acolhida que tiveram comigo e com a minha família. A qualidade de vida que os distritos oferecem, eu não encontro em outras regiões de Campinas. Aqui fiz grandes amigos e criei minha família. Gostaria de fazer um pedido e agradecer em especial aos moradores dos dois distritos que se identificaram com a minha campanha e com as minhas propostas. Para aqueles que não me conhecem, quero pedir o seu voto de confiança, pois quero ser o seu representante na Câmara Municipal de Campinas. Tenho certeza que as pessoas que depositarem seu voto em mim, não ficarão decepcionadas com o meu trabalho de vereador.
Ricardo Xavier
Cartorário.
Partido: PSDC
Quantas vezes que se candidatou: 1 vez para prefeito
Morador de Sousas desde dezembro de 2011, mas possui terreno há 20 anos. 50 anos, divorciado, 5 filhos.
1. Minha história política começou desde 2000. Em 2004 fui candidato a prefeito onde tivemos várias propostas inclusive para nossa região de Sousas.
2. Volto reafirmando minhas propostas da candidatura de 2004 e ressalto algumas delas: Coleta de lixo aos finais de semana na região de Joaquim Egídio, tendo em vista a grande utilização dos restaurantes por visitantes e moradores da região. A imediata solução para o trânsito no centro de Sousas. Encontrar uma solução sustentável e que não atinja o meio ambiente, para retorno do trânsito de Joaquim Egídio para Campinas. Com o acesso pela região do Belmonte, e do Beco até a saída do San Conrado, saindo pela Avenida Mario Garnero.
3. Meu vínculo com Sousas começa desde a sua fundação, quando era Arraial do Souza. Eu sou da família Souza, descendente de Barreto Leme, fundador de Campinas. Mais do que ser da terra, Sousas tem que ser vista como uma região diferenciada do município de Campinas.
4. Preciso do voto de cada um dos moradores de Sousas, bem como dos moradores de bolsões e loteamentos fechados, que aliás, fui o idealizador e fiz parte da criação dos mesmos, beneficiando toda cidade e mais de 200 mil pessoas. Sousas precisa de um subprefeito atuante, firme e com visão de crescimento sustentável.
Sebastião Torres
Auditor hoje ocupa o cargo de vereador.
Partido: PSB
Quantas vezes que se candidatou: 2 vezes
Número de votos última eleição: 2.850
Morador de Sousas há 18 anos. 58 anos, divorciado, 3 filhos.
1. Pela experiência de gestão que eu tenho, foi o que acabou me levando para Câmara. Participei de alguns conselhos, como Conselho de Segurança, Conselho das Cidades, onde elaborei o plano diretor para que se criasse o Condema. Também participei do Conselho Gestor da APA, e ajudei a criar a APA de Sousas e Joaquim Egídio. Meu envolvimento e minha presença com a comunidade de Sousas pode ser observada pelos moradores nos momentos das enchentes, nas barragens quando estourara, na vida comunitária que tenho com o San Conrado. Sempre participei ativamente na vida da comunidade local. Quero buscar a reeleição, porque trabalhei esse tempo por Sousas, conheço seus problemas e tenho vários projetos aprovados que beneficiaram nossa região. Acredito que devo divulgar mais meu trabalho em Sousas.
2. Primeiramente quero levar em discussão o Plano Diretor para a nossa região de Sousas e Joaquim Egídio. Venho acompanhando o plano diretor de outras regiões o que é bom e o que não é bom e nós vamos trazer para Sousas. Acho que a população tem que ser beneficiada. Sou favorável que Sousas tenha um limite no seu crescimento, nós não podemos crescer e crescer deteriorada. Eu sou defensor de não ter mais condomínios aqui na nossa região, sou um defensor de área rural, não passar para urbana. Temos que incentivar o turismo rural. Acho que nós temos que fazer todo um trabalho turístico gastronômico para que nossa Sousas e Joaquim Egídio sejam conhecidos, mas de forma estruturada. Defendo a qualidade de vida para os moradores e referência nacional gastronomia e turismo sem perder qualidade de vida. Em contraponto precisamos atrelar a tudo isso mais segurança, nós precisamos de certa forma manter a qualidade de vida e a criação de um Centro de Saúde 24 horas. Essa é uma proposta que venho trabalhando, ainda não consegui, mas espero que agora com o novo governo a gente consiga até com a verba do Governo Federal.
3. Tenho envolvimento de trabalho nos distritos há 16 anos, além das realizações já mencionadas.
4. Hoje a população avalie quem trabalha, quem trabalhou, meu trabalho pela região que eu tenho feito, os vários bairros que eu tenho atendido, a área rural, minha dedicação é ao longo desses anos, as pessoas já me conhecem meu trabalho. A questão social das famílias e dos bairros vou continuar me dedicando priorizando sempre as questões de Sousas e Joaquim Egídio.