T

Técnicos do Ministério da Saúde estiveram na cidade de Campinas na semana passada para avaliar a necessidade de envio de apoio para controle da dengue, e com o apoio do Exército, removeram 83.000 toneladas de entulhos.
A ajuda foi descartada pela Prefeitura de Campinas, que diz ter reforçado as equipes nos postos de saúde para dar conta da demanda.
Em quatro meses, Campinas registrou 17.100 casos com duas mortes confirmadas, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
De janeiro até março havia um total de 5.245 .236 casos de dengue. autóctones (contraídos no município) e 79 são importados (infecção ocorre em outra cidade). Além disso, os registros de Campinas representam 6,2% das 85,2 mil ocorrências no estado.
Diante desse cenário, todo paciente sintomático é registrado como dengue, segundo informou o secretário de Saúde, Carmino Antônio de Souza.
Fim da sorologia
O secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza, confirmou o fim da realização, em toda a cidade, da sorologia para atestar casos suspeitos de dengue. Ele fez um apelo para tentar reverter a decisão estadual e manter o exame ao menos em regiões onde há menos registros da doença este ano, como a Noroeste, mas não obteve sucesso.
Na prática, o fim da sorologia em Campinas faz com que as suspeitas de dengue sejam confirmadas apenas com exames clínicos. O exame é suspenso somente quando há 80 notificações para cada 100 mil habitantes.