O espetáculo teatral Odus será apresentado nos dias 11 e 12 de abril, na Sala dos Toninhos, na Estação Cultura. O projeto é realizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, por meio da Lei Paulo Gustavo. A classificação indicativa é de 14 anos.
A montagem é inspirada no livro “Os Príncipes do Destino – Histórias da Mitologia Afro-Brasileira”, de Reginaldo Prandi, e propõe uma adaptação das lendas dos “Dezesseis Príncipes do Destino’. O espetáculo aborda temas como religiosidade, desigualdade social, violência institucional, poder e relações entre homens e mulheres, conectando essas questões à realidade contemporânea.
O processo de criação da peça envolveu artistas negros em um trabalho colaborativo que busca ampliar a representatividade da comunidade negra por meio da arte. A dramaturgia utiliza elementos gestuais e rítmicos que remetem às tradições afro-brasileiras, promovendo o diálogo sobre racismo, intolerância religiosa e questões sociais que ainda precisam ser debatidas.
A idealizadora do projeto ressalta a importância de promover compreensão e respeito pela diversidade cultural e religiosa por meio do teatro. Segundo ela, a obra visa fomentar reflexões essenciais sobre a cultura afro-brasileira e contribuir para a transformação social.
A entrada para o espetáculo será no formato “ingresso no chapéu”, no qual o público contribui com o valor que puder. Toda a arrecadação será revertida para os custos operacionais do espaço que acolhe o espetáculo, ajudando a viabilizar a continuidade de iniciativas culturais como esta.
Odus convida todas as pessoas a conhecer e refletir sobre essas narrativas que fazem parte do imaginário e da história afro-brasileira.
Serviço:
Espetáculo “Odus”
Datas e Horários:
11/4 – às 20h
12/4 – às 17h
Local: Sala dos Toninhos
Endereço: Sala dos Toninhos – Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial
Ingresso no “Chapéu”
Classificação: 14 anos