27.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Estação Cultura recebe a estreia da exposição “Cicatrices” no domingo, 19 de novembro

Data:

A artista e historiadora Dalila Zanon realiza a exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas” na Estação Cultura, com abertura à visitação no domingo, 19 de novembro, a partir das 15h. Esta é a primeira exposição das obras da artista, que expressa pela arte a realidade vivenciada em seu ofício como professora de História do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Campinas. A entrada é gratuita e a exposição tem financiamento do edital ProAC nº 47/2022 – Artistas Iniciantes/Produção e Realização de Projeto Cultura.

As histórias de vida de oito mulheres, sendo cinco imigrantes refugiadas haitianas e três migrantes brasileiras, seus pontos em comum e singularidades inspiraram Dalila a propor o projeto que resultou na exposição das imagens feitas dos rostos dessas mulheres. Na exposição, além da técnica do giz pastel, o público também poderá conferir peças feitas em mosaico e kintsugi, e outras expressões que dialogam com o trabalho proposto.

Há três anos, em seu processo criativo, Dalila utiliza um livro de história que é seu caderno de artista. Sobre as páginas impressas sobre o Brasil colonial (tema de sua pós-graduação), Dalila propõe uma sobreposição, pintando em giz pastel os retratos que se fundem com as páginas impressas, evidenciando que os sujeitos sempre estão inseridos em um contexto histórico.

A exposição tem a curadoria da professora doutora Cristina Maria, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFCE), também coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos @rastros.urbanos.

Sobre a artista

Dalila Zanon é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ênfase em história religiosa do Brasil Colonial. É autora dos livros “Bispos de São Paulo: As Diretrizes da Igreja no Século XVIII” (São Paulo: Fapesp/AnnaBlume, 2012) e “O Poder dos Bispos no Império Português” (Curitiba: Prismas, 2017), e de vários artigos.

Atua como professora de história na rede pública municipal de Campinas. Leciona no ensino regular e EJA na EMEF/EJA Edson Luis Lima Souto, desde 2003. É artista visual há cinco anos. Fez cursos de desenho e pintura não profissionalizantes ao longo destes anos.

A artista tem perfil comercial no Instagram desde 2019, @zanon_artes, onde divulga seus processos artísticos e realiza venda de suas obras. Participou da Bienal de Artes Oswaldo Goeldi, entre 4/11/22 e 11/2/23, com a obra Sonho. Participou da Exposição Guardiãs das Memórias, promovida pelo Grupo de Estudos Rastros Urbanos, no Museu de Arte da UFC (Mauac), com a obra Vó Alectícia, em 07/2023.

A mostra que estreia dia 19 de novembro na Estação Cultura de Campinas é sua primeira exposição individual.

Serviço:

Exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas”, de Dalila Zanon e curadoria de Cristina Maria

Dia e hora:

Abertura – dia 19/11 (domingo), às 15h.

Visitação – de 20/11 a 12/12, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h ou das 9h às 22h, se tiver evento na Estação Cultura

Onde: Estação Cultura de Campinas

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, centro

Evento é livre e gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Feira Cultural Afro Mix comemora 20 anos com edição especial na Estação Cultura

Os 20 anos da Feira Cultural Afro Mix serão...

Rabeca Cultural apresenta musical com Gabi Milino e Netto Rockfeller

A Rabeca Cultural apresenta o musical “Poeira Cósmica”, com...

Releitura de clássico de Shakespeare será encenada pelo Grupo Teatral Ômega ‘Sonho de Uma Noite de Verão

O Grupo Teatral Ômega traz para Campinas o espetáculo...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363