Inscrições para o Festival ArteMob acontecem até 1º de setembro
Para quem gosta ou quer se arriscar na produção de pequenos vídeos ou fotografias com a temática Mobilidade Urbana, construídos com câmeras digitais ou celulares, o Festival ArteMob 2010, promovido pela Empresa Municipal de desenvolvimento de Campinas (Emdec), vai distribuir, R$ 6 mil em dinheiro aos participantes vencedores.
Para concorrer, basta o participante registrar flashes do cotidiano em fotos ou vídeo com esses aparelhos e estar atento ao que acontece ao seu redor. Para participar a inscrição deve ser feita até o dia 1º de setembro. O ArteMob, como o próprio nome faz referência, é destinado àqueles que apreciam a produção artística construída em movimento.
O objetivo, segundo a Emdec, é, não só estimular as produções com foco nas questões da Mobilidade Urbana em Campinas, mas também incentivar o desenvolvimento da percepção da população sobre o olhar para a cidade e para reflexões que remetam às formas de deslocamento (seja pelo transporte público, a pé, com caronas e outros meios alternativos ao carro), à redução da acidentalidade, à convivência harmônica na circulação e, agora, à valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural, que pode ser contemplado nos trajetos de cada cidadão.
O 2º Festival ArteMOB integrará a programação da Semana Municipal de Trânsito. Os trabalhos selecionados serão veiculados durante o evento e no site da Emdec, podendo também serem apresentados em eventos técnicos da área como congressos, seminários e outros relacionados.
Os interessados poderão se inscrever nas duas categorias: audiovisual e fotografia, concorrendo em três temas: Um dia sem meu carro; Vida sobre duas rodas, e, a grande novidade desse ano, “Cidade e circulação”.
Em “Um dia sem meu carro”, os participantes poderão destacar o uso do transporte coletivo, da bicicleta, pequenos trajetos a pé, caronas programadas; enfim, escolhas que garantam benefícios ao meio ambiente e melhorias na qualidade de vida. Poderão, ainda, abordar o uso do automóvel e alternativas ao seu uso, nos deslocamentos diários; entre outros.
Já na temática “Vida sobre duas rodas”, o enfoque deve ser o crescimento da frota de motos e dos acidentes com esse segmento, iniciativas para mudar esse quadro e como conciliar, de maneira harmoniosa e segura, a interseção espacial entre motociclistas, ciclistas, motoristas e pedestres?
Novidades
No quesito temática, a principal novidade, ficou com o tema “Cidade e Circulação”. Nesse item, os participantes poderão tratar o conhecimento e valorização da cidade, do seu patrimônio histórico, artístico e cultural, parques, praças e jardins a partir do olhar que o trajeto a pé possibilita no relacionamento entre o ambiente urbano, rural e de seus cidadãos.
Os interessados poderão se inscrever com apenas um vídeo em um dos três temas definidos e até três trabalhos fotográficos para cada tema na categoria fotografia.
As inscrições para concorrer ao ArteMOB são gratuitas e serão feitas, exclusivamente, no site da EMDEC, no endereço www.emdec.com.br.
Para a categoria audiovisual, deverão ser respeitadas as seguintes exigências
– os registros deverão ser produzidos, por meio de celulares e câmeras digitais, com duração de 30 a 120 segundos;
– os arquivos deverão ter, no máximo, 10Mb, resolucão mínima de 128×96 e, máxima, de 720×480 pixels. Serão aceitos arquivos gerados nos formatos MP4, AVI, 3GP, RMVB, WMV, MPG ou MOV.
Nessa categoria (audiovisual), será aceito apenas um vídeo por tema do mesmo autor/produtor.
Na categoria Fotografia, os trabalhos deverão ser produzidos, por meio de celulares e câmeras digitais e, em nenhuma hipótese, serão aceitas imagens com montagem ou manipulacão digital criativa.
As fotografias poderão ser em cores ou preto e branco. Cada foto deverá ter um título e endereço do espaço retratado (para o tema: “Cidade e Circulação”).
Os arquivos fotográficos deverão ter, no máximo, 04 MB, dimensão mínima de 800×600 pixels, em formato JPEG ou TIF.
O vencedor em cada categoria, dentro dos três temas, será premiado com R$ 1 mil. Segundo a Emdec, serão selecionados por um júri especializado 18 trabalhos que vão para votação pública, em seu site. O júri popular é quem definirá os vencedores. Para conhecer as regras e detalhes do concurso, acesse o site da Emdec e busque por 2º Festival ArteMOB.




