Falante, Matraca e Tagarela são os três filhotes de pica-pau-verde-barrado, da espécie colaptes melanochloros, que integram agora o diversificado grupo de animais que compõem o zoológico do Bosque dos Jequitibás.
Sob os cuidados especiais dos funcionários do espaço público, as pequenas aves, irmãs – um macho e duas fêmeas -, chegaram ao bosque há cerca de três semanas, trazidos por uma uma moradora de um condomínio em Vinhedo, após caírem do ninho. “A moradora ainda tentou recolocá-los no ninho, mas como não conseguiu localizá-lo, acabou nos procurando”, explica a bióloga e coordenadora do bosque, Eliana Ferraz.
Assim que chegaram, os filhotes ficaram em uma caixa que funciona como incubadora. “Eles chegaram sem ferimentos apesar da queda, porém com muita fome”, destaca Eliana.
No momento os filhotes estão em outro recinto, em uma área restrita aos funcionários, em período de quarentena. “Logo que eles aprenderem a se alimentar sozinhos, os filhotes serão colocados em um recinto ainda maior para praticar o voo e demais hábitos comuns deste tipo de ave, como bicar os troncos para marcar território. Após isso eles serão soltos”, conta a bióloga.
Cuidados e características
Segundo a coordenadora, as aves tomam banho de sol todos os dias e são alimentados a cada 20 minutos. “São aves que se alimentam de formigas e larvas e de outros insetos, principalmente besouros”, explica Eliana. No entanto, no inverno, quando a quantidade de insetos diminui, se alimentam também de frutos carnosos.
De porte médio, conhecido também como pica-pau-carijó, são muito comuns no país e no próprio bosque é possível encontrá-los no meio da mata, mesmo com o tom esverdeado da plumagem que os ajudam a camuflar entre as árvores.
Na cabeça, a característica divisão entre vermelho e preto, única entre os pica-paus, destaca a grande área branca da região dos olhos. De perto e sob boa luz, as bolas negras na plumagem do peito e barriga podem ser vistas. Os machos são diferenciados pelo pequeno bigode vermelho na base do bico.
Bosque
Com 100 mil metros quadrados, o Bosque possui uma reserva florestal de Mata Atlântica do interior, fontes, bicas de água potável, além do zoológico reconhecido pelo Ibama com 300 espécies de aves, répteis e mamíferos (tais como anta, veado, leões, macacos, babuínos, hipopótamos, tigre, onça) – grande atrativo do parque. O Bosque contém ainda um aquário, um teatro para apresentação de peças infantis, playground, pista de cooper, lanchonetes, trenzinho, quiosques e cinco museus, entre eles o de História Natural, tombado pelo Condephaat (órgão estadual).
Patrimônio municipal, tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1970, pelo CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) em 1993, e pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em 1995.
O Bosque dos Jequitibás é aberto para visitação das 6h às 18h, fechando para manutenção todas as segundas-feiras. A partir deste domingo, os visitantes ganham uma hora a mais em razão do horário de verão fechando às 19h. A entrada é gratuita.




