20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Filme de diretor campineiro integra o acervo em LA

Data:

O American Film Institute (Instituto Americano do Cinema) mais conhecido como AFI, é uma organização independente criada pela Doação Nacional para as Artes — plano estabelecido em 1967 pelo então presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson.

AFI é especializado em treinar novos diretores em seu conservatório, e na preservação de filmes antigos — submetidos à degradação. Apesar de seu nome, o AFI não se foca exclusivamente no cinema, mas também na televisão e vídeos.

Coleções especiais e o convite a Marcos Craveiro

Coleções especiais e documentários fazem parte do arquivo , que tem como objetivo destacar personalidades proeminentes da Industria Cinematográfica Mundial.

Marcos Craveiro, enviou um de seus mais recentes trabalhos, feito em HD Henrique de Oliveira, Memórias de Celuloide, para a direção da Cinemateca e em Abril de 2012, o curador e diretor Robert Vaughan.

Vaughan, assistindo seu trabalho, convidou Marcos a enviar sua obra ao acervo em Hollywood.

Muito poucos filmes Brasileiros fazem parte dessa coleção Americana,s egundo Vaughan:-

dos filmes de Longa metragem Brasileiros , estão:-

“Behind The Sun” – ABRIL DESPEDAÇADO – Dir. Walter Salles
“Black Orpheus” – ORFEU NEGRO -Dir. Marcel Camus
“Bye Bye Brasil” – Dir. Carlos Diegues
“Central Station” – CENTRAL DO BRASIL Dir. Walter Salles
“City of God” – CIDADE DE DEUS Dir. Fernando Meirelles
“Pixote” – Dir. Hector Babenco

Sobre o curta

Henrique de oliveira Memórias de Celulóide, foi gravado em Campinas e Sousas e mostra obras raras do cineasta Henrique de Oliveira, narrando sua vida e mostrando trechos de seus filmes.

A produção da MC Produções de Campinas, com direção de Marcos Craveiro , Roteiro de Marcos Craveiro & Helcio Henriques, Edição de Livia Penna, Musicas de Marcelo Giorgetti, Assistente de direção Helcio Henriques e Assistente de Produção Rogério Siena, todos de Campinas.

A produção demorou cerca de dois meses e participou em inúmeros festivais no Brasil e no exterior como o festival de Curta Cabo Frio, a Jornada Internacional de Cinema de Salvador na Bahia, o Festival de Cinema Independente de New York e outros.

Sobre o diretor

Marcos Craveiro reside em Campinas, SP – tem 54 anos e estudou propaganda na PUC Campinas em 1980 – Realizou mais de 50 filmes em Super 8mm na década de 70 e 80 e muitos premiados no Brasil e Exterior.(Entre eles documentários com a atriz Regina Duarte (Close Up Regina Duarte ,premiado no festival Grife Fotoptica em l979) e Marília Pêra – A Feiticeira.)

Fez três cursos de roteiros e cinematografia , com o Diretor Robert Wise em seus estúdios em Sunset Gower nos EUA em 1980 , 1983 e 1985.

Na década de 80, realizou 3 curta metragens em 35 mm, todos em parceria com a LC BARRETO do Rio de Janeiro – João da Mata(1983);Medalha de Ouro (1984) e A Força do Amor (1986).

“João da Mata – Um Documento” (1983) foi convidado para participar do Oscar em l985 e ficou entre os 10 mais votados pela Academia como melhor curta daquele ano (somente os primeiros cinco mais voltados é que entram para a lista do Oscar de cada ano) ,e por isso foi convidado para fazer parte do Acervo da Academia de Hollywood ( o primeiro e último filme que faz parte desse acervo é o documentário sobre a Visita de Walt Disney ao Brasil em l945).Depois da exibição no festival FILMEX em Los Angeles ,este também foi convidado para entrar para a Coleção de filmes do AFI em Washington ,como o primeiro filme Brasileiro à fazer parte da Coleção do American Film Institute que fica no Biblioteca do Congresso Nacional em Washington, uma das mais famosas coleções do mundo. Em Setembro de 2009 foi convidado pela diretoria do World Cinema Foundation ,por Alberto Luna , a pedido de Martin Scorsese ,para doar uma cópia de seu filme à Instituição em ROMA.

Medalha de Ouro (1984), que conta a vida de um campeão de Ginástica Olímpica de Campinas-Carlos H. Silvestre ,também foi convidado à fazer parte da Coleção do AFI na Biblioteca do Congresso Americano.

Fez em 1985 um curso de Cinema e Roteiro com o Diretor Robert Wise (Noviça Rebelde, Amor Sublime Amor)em Hollywood, EUA, no Sunset Gower Studios (ex Columbia Pictures Studios).

Depois disto de dedicou à carreira de comerciais para a TV e hoje em dia além de escrever roteiros para cinema e fazer curtas no formato DIGITAL (seu trabalho DOIS ATOS, de 2005 ,foi exibido no festival Internacional de New York em 2005),Marcos representa os Estúdios SONY PICTURES , Columbia e Fox Filmes no Interior de São Paulo.

Participou em 2008, na Competição Oficial do I Festival de Cinema de Paulínia, com o Curta “JOÃO DA MATA UM DOCUMENTO”.

Em 2009 realiza dois filmes curta metragens para participar do II Festival de Cinema de Paulínia – um de ficção intitulado ‘A ÚLTIMA ESTAÇÂO’ e um documentário em co-autoria de Paulo Queiróz (o mesmo que realizou a fotografia de João da Mata – Um Documento) intitulado ‘A MAQUINA DO TEMPO’ , ambos com tema central focados na Preservação Ferroviária e com a participação do Guia Mirim dos Passeios da Maria Fumaça , Caio Fernando.

 

 

Ficha Técnica

“Henrique de Oliveira Junior – Memórias em Celuloide”

ROTEIRO ORIGINAL: Marcos Craveiro

PRODUÇÃO E DIREÇÃO: Marcos Craveiro

FOTOGRAFIA: Marcos Craveiro .

EDIÇÃO: Marcos Craveiro, Hélcio Henriques, Rogério Siena

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Hélcio Henriques, Rogério Siena

FOTOS DE CENA: Rogério Siena

PESQUISA HISTORICA: Hélcio Henriques

TRILHA SONORA: Marcelo Giorgetti e Lívia Penna

DEPOIMENTOS DE: Henrique de Oliveira Junior, Celso Bodstein, José Alexandre dos Santos Ribeiro, Dr. Marino Ziggiati, Orestes Toledo e Thomas de Tullio.

Curta-documentário – Cor – Digital em alta definição – Som Dolby Digital Stereo – Tempo: 14 minutos – Produção: Brasil 2010 – Classificação indicativa: Livre

Assista o filme na íntegra no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=0rn9hBxCt1o&feature=BFa&list=UULZT-RAmXrJQeyOisd46gMQ&lf=plcp

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Festival Internacional do documentário musical acontece pela primeira vez em Campinas

A cidade de Campinas recebe, pela primeira vez, a...

Mostra de Cinema Chinês exibe filmes on-line com acesso gratuito

Mostra de Cinema Chinês oferece acesso on-line a filmes...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363