20.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Fim de semana tem campanha de vacinação contra a raiva

Data:

vacina-raiva-campinasA Secretaria de Saúde de Campinas promove neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de junho, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a raiva na cidade. Cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados. Neste final de semana, a vacinação ocorre em 129 postos fixos e volantes nas regiões Norte, Sudoeste e Noroeste. A expectativa da campanha é vacinar 75 mil cães e 11 mil gatos.

Conforme o médico veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonoze (UVZ), Ricardo Conde Alves Rodrigues, o objetivo da campanha de vacinação é manter o status como fator de proteção humana uma vez que a transmissão da raiva pode ocorrer por meio de morcegos que, uma vez infectados, podem transmitir o vírus a animais e ao ser humano.“Por isso é muito importante que os cães e gatos sejam vacinados contra a raiva anualmente, explica o veterinário. Ele alerta ainda que a vacina é necessária até para os animais que não saem de casa, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis.

As vacinas serão oferecidas nos 63 centros de saúde e 281 postos fixos e volantes espalhados pela cidade. Os endereços, datas e horários podem ser consultados no http://2009.campinas.sp.gov.br/saude/eventos/eventos_2016/Anti_Rabica_2016_postos.pdf ou pelo telefone 156.

A vacina é segura e gratuita, sem contraindicação. “Pedimos que os cães sejam levados com guia e coleira. É indicado que cães de grande porte estejam com enforcador e sejam levados por um adulto. Os gatos devem ser transportados em uma caixa adequada, pois podem ficar assustados e fugir”, diz o médico veterinário da UVZ.

Regiões Sul e Leste

A primeira fase da campanha ocorreu no último final de semana, dias 18 e 19 de junho, nas regiões e Sul e Leste da cidade quando 34.966 cães e 6.968 gatos receberam a vacina. Segundo o médico Veterinário da UVZ, a ação ocorreu da forma esperada e atingiu a expectativa prevista para as regiões.

Casos

Em 2015, Campinas registrou um caso de raiva canina, 33 anos após o último registro em animais dessa espécie. O isolamento viral indicou que o cão foi infectado com o vírus da raiva transmitido por morcegos. Naquele ano, seis morcegos e um herbívoro também foram diagnosticados com a doença.

Em 2014, depois de 15 anos, foi registrado um caso de raiva felina. Em 2016, até o final de maio, foram confirmados oito casos da doença em morcegos.

A raiva é uma doença letal em 100% dos casos, inclusive nos humanos. Por isso, a vacina anual em cães e gatos é importante. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363