Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos foi acionado pela Polícia Civil para apoiar trabalho em ocorrência. Produtos inutilizados foram levados para aterro sanitário
Uma ação conjunta realizada pela Polícia Civil e Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos de Campinas na tarde desta terça-feira, 5 de novembro, apreendeu e descartou pelo menos 2 toneladas de carnes irregulares que seriam comercializadas por um açougue no DIC 5.
A Vigilância foi acionada pela polícia durante a operação no estabelecimento que fica na Rua Cascatinha. No local foram encontradas carnes irregulares em virtude da falta de informações sobre procedência e com validade vencida. Além disso, foi constatada a venda de produtos que devem ser direcionados somente às indústrias para manipulação correta.
A penalidade sanitária imediata foi a inutilização dos produtos, que serão levados para aterro sanitário. Além disso, o responsável pelo estabelecimento responderá a processo administrativo onde pode apresentar defesa. Outras penalidades podem ser aplicadas.
O caso também será investigado pela Polícia Civil, que ouvirá o responsável.
Qual a situação do açougue?
A Vigilância Sanitária constatou que o açougue é regularizado e apresentava condições para funcionamento, incluindo boas práticas de higiene.
A maioria dos produtos estava na validade correta para venda. “O estabelecimento possuía condições mínimas para funcionamento. O risco sanitário foi afastado com a inutilização dos produtos sem o padrão de identidade, qualidade e segurança”, explicou a nutricionista Maria Alice Franzini Codarin, da equipe de Vigilância Sanitária de Alimentos.
Orientação
Denúncias sobre alimentos de origem duvidosa podem ser feitas pelo telefone 156.