Cepagri prevê instabilidade entre quinta (25) e sexta (26), mas com acumulados baixos e chance reduzida de precipitação
Foto Tania Rego/Agencia Brasil
Depois de vários dias de sol forte e clima seco, uma nova frente fria que avança pelo litoral brasileiro poderá provocar mudanças no tempo em Campinas nos próximos dias. Segundo previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas da Unicamp), há possibilidade de chuva leve entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26).
Apesar da chegada da frente fria, os meteorologistas ressaltam que as chances de chuva ainda são consideradas baixas e os volumes previstos não devem passar dos 5 milímetros. “Trata-se de uma instabilidade fraca, com potencial apenas para pancadas isoladas e breves”, informa boletim divulgado nesta segunda-feira (21).
Clique aqui para fazer parte da comunidade do Jornal Local de Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Ainda que o acumulado seja modesto, a expectativa é que a frente fria traga um pouco mais de umidade para a região, o que pode amenizar a sensação de tempo seco e os baixos índices de umidade relativa do ar registrados nas últimas semanas — com valores frequentemente abaixo dos 30%, patamar considerado de atenção pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Os ventos associados ao sistema frontal também devem provocar ligeira queda nas temperaturas máximas, mas sem expectativa de frio intenso. Até lá, o tempo segue estável, com predomínio de sol e temperaturas que podem superar os 30 °C no período da tarde.
O Cepagri orienta a população a manter cuidados com a saúde durante o tempo seco, como a hidratação constante, uso de umidificadores e evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia.