27.9 C
Campinas
sexta-feira, março 20, 2026
spot_img

Governo de SP aprova regras mais rígidas de avaliação para novos diretores de escolas estaduais

Data:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Proposta  da Secretaria da Educação sancionada por Geraldo Alckmin prevê curso de formação e estágio probatório para profissionais que serão selecionados por concurso

O governador Geraldo Alckmin sancionou o Projeto de Lei Complementar PLC23, de autoria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que prevê novas regras para o ingresso, formação e avaliação de diretores da rede estadual de ensino paulista. Foram aprovados os critérios mais rigorosos de seleção e ficou definido a realização de um estágio probatório, com duração de três anos, para avaliar o comprometimento com a comunidade escolar, responsabilidade, produtividade, assiduidade e disciplina dos novos profissionais.

Todos os gestores passarão ainda por avaliações anuais feitas pelo conselho escolar. O diretor que apresentar desempenho insatisfatório nesta etapa poderá perder o cargo. As mudanças incluem cursos de formação para propiciar aos novos diretores ferramentas para uma melhor atuação.

O concurso que vai selecionar os novos profissionais vai contar com prova objetiva e discursiva e uma avaliação de títulos. Serão incluídas ainda duas fases no certame, que será regionalizado: uma etapa de cursos sobre gestão escolar, questões pedagógicas e liderança; e outra de visitas às várias unidades de ensino da rede.

“Com a oferta de novas ferramentas que aprimoram a capacidade de gestão dos diretores, nós fortalecemos o ensino e beneficiamos nossos 4 milhões de alunos. A mudança prioriza que todos os profissionais da rede tenham total apoio para desenvolver ainda mais suas competências técnicas e de liderança”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A proposta da Secretaria estabelece ainda a formação de um grupo de apoio, formado por servidores da Educação, que participará da avaliação dos novos profissionais e contribuirá para que todos os novos critérios de avaliação sejam cumpridos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Haddad mira vice do agro e avalia Rodrigo Garcia para ampliar base no interior paulista

Estratégia tenta corrigir fragilidade eleitoral fora da capital e...

Lula critica corte “tímido” da Selic e expõe tensão com Banco Central

Presidente cobra redução maior dos juros após decisão do...

Renan anuncia quebra de sigilo de documentos do caso Banco Master e mira atuação do Banco Central

Material enviado pelo TCU pode expor decisões internas e...

Moro deve se filiar ao PL após acordo com Flávio Bolsonaro e redesenha disputa no Paraná

Aliança aproxima ex-juiz do bolsonarismo e pressiona grupo de...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade