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sexta-feira, setembro 20, 2024

Governo Federal entrega obras e anuncia recursos do Novo PAC para Campinas

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O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Campinas nesta quinta-feira, 4 de julho, para entregar o Lote 3 do BRT Campinas e o Viaduto Bandeirantes do Lote 2. Ele foi recebido pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi. Na ocasião, também foram anunciadas a contemplação da cidade em projetos do Novo PAC – Mobilidade Grandes e Médias Cidades e a requalificação do sistema de macrodrenagem de Campinas. A cerimônia foi realizada no Jardim Satélite Íris. 

Com investimento de R$ 555 milhões, sendo R$ 295,8 milhões da União mais R$ 260,1 milhões da Prefeitura de Campinas, o BRT vai atender cerca de 425 mil pessoas (40% da população campineira), com capacidade para transportar 250 mil passageiros por dia. 

O Lote 3 entregue pelo presidente da República inclui o Trecho 1 do Corredor Ouro Verde, entre os Terminais Central e Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. Já está concluído e em uso desde fevereiro de 2024. 

Já o Lote 2, contempla os trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande (13,6 km) e o viaduto Bandeirantes, já concluído e em uso desde junho de 2024. Este Lote 2 está praticamente finalizado, resta apenas uma parte final, que é contrapartida do Shopping Parque das Bandeiras (uma estação, passarela e viário flexível e rígido em frente à estação). O encaixe viário de 800 metros será feito pela Prefeitura de Campinas. As obras estão em andamento com prazo de término em agosto de 2024. 

Todos os trechos concluídos estão em uso pelo transporte coletivo. O embarque ocorre em nível e com cobrança desembarcada (sem validadores nos ônibus). 

Durante a cerimônia, o presidente Lula enfatizou que o governo federal está disponível para novas parcerias com estados e municípios com o intuito de desenvolver o País. “Se o prefeito fizer um projeto e ele for factível, o dinheiro aparece”. Ele pontuou que os projetos são importantes para fazer o Brasil crescer. “Se tiver projeto tem que ter dinheiro para emprestar para fazer as coisas, senão esse País não vai para a frente”, destacou. “Hoje vim aqui para o povo de Campinas saber que essas obras que estamos anunciando têm dinheiro do BNDES, e vai ter mais, prefeito”, prometeu o presidente a Dário Saadi. 

De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante Oliva, o banco faz a sua parte para melhorar a vida do povo. “Trabalhando juntos fazemos muito mais coisas. O BRT está aí e vai melhorar a vida da cidade”, afirmou. 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, também ressaltou o esforço conjunto entre a Prefeitura e o Governo Federal. “Nesses três anos e meio, com o pacote de empréstimo do BNDES chegaremos a R$1,7 bilhão de investimentos e quando finalizarmos esse empréstimo passaremos de R$2 bilhões neste mandato”, afirmou o prefeito. “É nesse espírito de trabalho conjunto que Campinas chegou aos 250 anos e é com essa força do empreendedorismo do povo campineiro que teremos mais 250 anos de desenvolvimento da cidade e de melhoria da qualidade de vida”, disse Dário Saadi.

Mobilidade 

Foram anunciados ainda recursos do Novo PAC em um total de R$ 54,7 milhões para o Corredor Central, antigo Rótula. Está prevista a implantação de piso rígido (concreto) em todo o Corredor Central, somando 4,1 km de extensão. Além disso, a construção de quatro estações com piso alto para a parada das linhas BRTs . As estações ficarão na avenida Moraes Sales, avenida Anchieta,  rua Dona Libânia e avenida Orosimbo Maia. Tem também a adequação do Terminal Central, com a implantação de cinco plataformas com piso alto, para a operação das linhas BRT. 

Os recursos estão distribuídos da seguinte maneira: 

– 57% (R$ 31,2 milhões), financiamento com recursos do FGTS;

– 38% (R$ 20,8 milhões), do Orçamento da União;

– 5% (R$ 2,7 milhões) de contrapartida do município;

A elaboração dos projetos básico e executivo, e a obra, devem durar 36 meses.

Outro recurso, de R$ 2,6 milhões, irá para o projeto de construção dos Terminais Campo Belo e Amarais. Essa é uma demanda importante da cidade de Campinas e que deve beneficiar uma população de 60 mil habitantes, no Campo Belo, com um volume de 35 mil passageiros/dia. Já nos Amarais, devem ser beneficiados 50 mil habitantes, com um volume de 32 mil passageiros/dia.

Duas moradoras do Jardim Satélite Íris foram convidadas para assistir a cerimônia do palco, Ana Paula de Oliveira e Soeli Monteiro. Também participaram do evento os ministros das Cidades, Jader Barbalho Filho; da Saúde, Nísia Trindade; do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; o presidente da Câmara Municipal, Luiz Rossini; e o deputado federal Jonas Donizette. Da Prefeitura de Campinas, estiveram presentes o vice-prefeito, Wanderley de Almeida; os secretários de Finanças, Aurílio Caiado; de Infraestrutura, Carlos José Barreiro; do Clima, Rogério Menezes; de Transportes; Fernando de Caires Barbosa; além dos presidentes da Emdec, Vinicius Riverete e da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior.

Presidente Lula conhece ônibus do BRT ao lado de Jader Barbalho Filho. Foto Ricardo Stuckert/PR

Lotes das obras do BRT Campinas

As obras do BRT Campinas foram divididas em lotes. Cada um deles contempla parte dos corredores do transporte coletivo. São três corredores: Ouro Verde (14,6 km de extensão, 16 estações e 3 terminais); Campo Grande (17,9 km, 17 estações e 3 terminais) e Interligação Perimetral (4,1 km, com 4 estações). 

Lote 1 – Trecho 1 do Corredor Campo Grande e Corredor Perimetral. Entre os terminais Mercado e Campos Elíseos – leito férreo – 8,4 km – concluído e inaugurado em 2021;


Lote 2 – Trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande. Entre a Vila Aurocan e o Terminal Itajaí – av. JBD – 13,6 km – praticamente finalizado. Concluída o viaduto Bandeirantes), em uso desde jun./2024;


Lote 3 – Trecho 1 do Corredor Ouro Verde. Entre os Terminais Central e Campos Elíseos – av. das Amoreiras – 4,8 km. Concluído e em uso (fev/2024);


Lote 4 – Trechos 2 e 3 do Terminal Ouro Verde. entre os terminais Campos Elíseos e Vida Nova – av. Ruy Rodrigues – 9,8 km. finalização: 2º semestre de 2024. 


O BRT Campinas conta com investimento federal desde o início das obras em 2014. A primeira liberação de recursos, em 2014, ano de assinatura do primeiro convênio, foi de R$ 3,7 milhões. Um novo convênio foi assinado em 2017 e as maiores somas foram liberadas em 2019, de R$ 125,9 milhões, e 2020, de R$ 136,1 milhões. 

Investimento federal no BRT ao longo dos anos: 

2014 – R$ 3,7 milhões

2015 – R$ 1,4 milhão

2016: R$ 83 mil

2017: R$ 2,9 milhões

2018: R$ 72,1 milhões

2019: R$ 125,9 milhões

2020: R$ 136,1 milhões

2021: R$ 30 milhões

2022: R$ 1,7 milhão

2023: R$ 5,4 milhões

2024: R$ 730 mil Durante a cerimônia, o presidente da República também assinou convênio entre Campinas e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o plano de macrodrenagem da região central. Leia mais aqui

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