A guarita, localizada na entrada do bairro Jatibaia, foi derrubada no último dia 13, seguindo uma determinação do Poder Executivo e do Ministério Público. A diretoria local assinou e protocolou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no Departamento de Urbanismo da cidade.
Sem a adequação da guarita, nas normas determinadas pela SETEC – 2 metros por 1 metro – o bairro não receberia melhorias da Prefeitura, tais como manutenção dos asfaltos, limpeza e desentupimento dos bueiros e poda de árvores.
Alair de Almeida, presidente do Jatibaia, deve se reunir com a presidente da SETEC, Tereza Dóro, para receber o parecer da entidade sobre o tamanho e o local apropriado para a nova guarita. Além disso, Alair reforça que a instalação é apenas para reforçar a vigilância do local: “Os vigilantes não param os carros para identificar os motoristas, o acesso é aberto”.
O presidente do Jatibaia ainda não tem data definida para a instalação da nova guarita e nem para as melhorias no bairro, segundo ele, o Departamento de Urbanismo ainda não apresentou respostas ao TAC protocolado pela diretoria.
A decisão, da derrubada e instalação de uma nova guarita no bairro, foi tomada em uma assembleia de moradores. Alair espera que as futuras melhorias no local faça com que mais moradores paguem a taxa de contribuição: “Com mais moradores contribuindo, mesmo que não seja com a quantia total pedida, podemos até diminuir a taxa”. A maior parte da verba obtida com as contribuições são destinadas à segurança. Além disso, parte do dinheiro é destinado a um fundo de reservas para eventualidades.
A vigilância na entrada do bairro continuará, enquanto a nova guarita não for instalada. A presidência do Jatibaia alugou uma guarita provisória para proteger os vigilantes das chuvas.